O Papa Francisco, na Audiência Geral, refletiu a terceira virtude teologal, a caridade. Antes, o Santo Padre catequizou sobre a fé e a esperança e, nesta quarta-feira (15) afirma que a caridade é a maior delas, inspirado nas palavras de São Paulo aos Coríntios.
O Santo Padre recorda que os cristãos de Corinto eram bastante briguentos: havia divisões internas, aqueles que afirmam ter sempre razão e não ouvem os outros, considerando-os inferiores. Paulo lembra a essas pessoas que a ciência incha, enquanto a caridade constrói.
“Provavelmente todos estavam convencidos de que eram boas pessoas e, se questionados sobre o amor, teriam respondido que o amor era certamente um valor importante para eles, assim como a amizade e a família. Ainda hoje, o amor está na boca de muitos “influenciadores” e nos refrões de muitas músicas, mas de fato, o que é o verdadeiro amor?”
Diante desse modo de agir, confusões a respeito do amor são grandes, principalmente nos tempos atuais e, sem amor, não há vestígio da caridade.
“A caridade é o amor que desce, não aquele que sobe; é o amor que doa, não o que toma; é o amor que se esconde, e não o que busca aparecer. A caridade é, enfim, a maior forma de amor, que tem sua origem em Deus e a Ele se dirige, que nos torna capazes de amá-Lo, de sermos Seus amigos, e que nos permite amar o próximo como Deus o ama.”
E para exemplificar o que é ser teologal, ou seja, que vem de Deus e é obra do Espírito Santo em nós, o Papa certificou-se de afirmar que o amor deve vir da caridade por causa de Cristo.
“É um amor tão ousado que parece quase impossível, e mesmo assim é a única coisa que restará de nós. É a 'porta estreita' pela qual passar para entrar no Reino de Deus. Ao entardecer de nossa vida, não seremos julgados sobre o amor de forma genérica, mas sobre a caridade que praticamos, ou seja, o amor que realizamos de modo concreto”, concluiu.
Aprenda com o Papa Francisco as virtudes teologais das últimas quartas-feiras:
:: “O mundo necessita de esperança”, clama Papa Francisco
:: Francisco ensina como devemos viver a fé, a esperança e a caridade
Fonte: Vatican News
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.