O ainda Padre Jorge Mário Bergoglio, que já exercia seu ministério desde 1969, foi ordenado como Bispo auxiliar de Buenos Aires, na Argentina, em 27 de junho de 1992. A cerimônia foi realizada na Catedral da cidade e foi presidida pelo então arcebispo da capital argentina, Cardeal Antonio Quarracino.
Leia MaisPapas e Santos falam sobre São João BatistaExclusivo: “Não vou renunciar”, diz PapaAinda segundo os autores do livro, ao ouvir a notícia, o Papa disse que sua primeira reação foi de surpresa:
“Fiquei bloqueado. Como já disse em outras ocasiões, como consequência de um golpe, bom ou ruim, sempre me bloqueio. E a minha primeira reação também é sempre ruim”, disse.
Cinco anos mais tarde, em 1997, o Papa João Paulo II nomeou Bergoglio como Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires, e teve a mesma reação de espanto, relatando isso com o seu habitual bom humor:
“Como era o vigário geral, quando o Cardeal Antonio Quarracino pediu a Roma um coadjutor, eu solicitei que não me enviassem a nenhuma Diocese, mas queria continuar como Bispo auxiliar responsável da região de Buenos Aires. ‘Eu sou portenho e fora de Buenos Aires não sei fazer nada’. E fiquei surpreso quando me disse: ‘você é o novo Bispo coadjutor de Buenos Aires’”, falou.
Menos de ano depois da nomeação, se tornou Arcebispo principal e em fevereiro de 2001, se tornou Cardeal após sempre realizar um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de uma população leiga consciente; evangelização destinada a cada habitante, assistência aos pobres e aos enfermos.
O foco no serviço aos mais humildes o destacou para exercer diversos cargos na Santa Sé, entre eles, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Destacou-se também pelo papel desempenhado na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 2007, evento inaugurado por Bento XVI, o então presidente da Conferência Episcopal Argentina realçou a presença do Espírito Santo nesse momento eclesial, que deveria inspirar em todos os batizados o apelo a constituir uma Igreja missionária, adoradora e transformadora.
Estas foram as etapas até o conclave finalizado em 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito como 266º Papa e adotou o nome de Francisco, primeiro pontífice jesuíta e do continente americano.
Episcopado é serviço
Francisco, em homilia de outubro de 2019, salientou que “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve”. (Lc 22, 26)
“As três proximidades do bispo: proximidade a Deus na oração — este é o seu primeiro trabalho — proximidade aos sacerdotes no Colégio presbiteral; e proximidade em relação ao povo. Não vos esqueçais que fostes tirados, escolhidos, do meio do rebanho. Não vos esqueçais das vossas raízes, daqueles que vos transmitiram a fé, daqueles que vos conferiram a vossa identidade. Não renegueis o povo de Deus", concluiu.
.:: Entenda qual o problema de saúde do Papa Francisco
Fonte: Vatican Media
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.