Santo Padre

Papa Francisco celebra Solenidade de São Pedro e São Paulo

No Brasil, a celebração dos santos Pedro e Paulo acontece no próximo domingo (02) juntamente com o Dia do Papa

Escrito por Guilherme Gomes

29 JUN 2023 - 09H53 (Atualizada em 29 JUN 2023 - 10H54)

Shutterstock

Leia MaisDia do Orgulho LGBTQIAP+: veja o que o Papa pensa sobre o assuntoDúvidas religiosas: o Papa Francisco tira férias?Aconteceu nesta quinta-feira (29), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Solenidade em honra a São Pedro e São Paulo.

A celebração foi presidida pelo Santo Padre, Papa Francisco, que pediu aos fiéis para se inspirarem nos Apóstolos e fazerem, assim, uma Igreja mais humilde e mais aberta.

Seguimento e anúncio. Essas foram as duas palavras ressaltadas pelo Pontífice na homilia da Solenidade festejada neste 29 de junho.

No Brasil, a data foi transferida para o próximo domingo, 2 de julho.

Francisco se inspirou na pergunta que Jesus dirige aos discípulos, contida no Evangelho de Mateus:

Vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mt 16, 15).

Para o Pontífice, esta é a pergunta fundamental, a mais importante: Quem é Jesus para mim? Pedro e Paulo responderam o questionamento de modo diferente.

A resposta de Pedro poderia se resumir em uma palavra: seguimento. Pedro largou tudo para ir atrás do Senhor. E o Evangelho sublinha que foi “imediatamente”, não disse a Jesus que iria pensar, fazer cálculos para ver se lhe convinha, não apresentou desculpas para adiar a decisão, mas deixou as redes e o seguiu.

O ato de seguir “imediatamente” Jesus, acrescentou o Papa, vale também para nós.

tantas coisas na vida que podemos adiar, o seguimento de Jesus não pode ser uma delas. E atenção! Pois algumas desculpas aparecem disfarçadas de espiritualidade, como “não sou digno”, “não sou capaz”. Para Francisco, são artimanhas do diabo, que nos rouba a confiança na graça de Deus. A lição de Pedro, portanto, é: devemos nos desprender de nossas seguranças terrenas, imediatamente, e seguir Jesus todos os dias.

Paulo não responde com uma religiosidade intimista, mas com a inquietação de levar o Evangelho aos outros. Também hoje, observou o Papa, a Igreja tem necessidade de colocar o anúncio no centro, que não se cansa de repetir: “Ai de mim se eu não evangelizar”. Uma Igreja que precisa anunciar como necessita de oxigênio para respirar.

Francisco exortou os fiéis a se inspirarem nos Apóstolos Pedro e Paulo para crescer como Igreja do seguimento, como Igreja humilde que nunca dá por terminada a busca do Senhor, tornando-se simultaneamente uma Igreja aberta, que encontra a sua alegria não nas coisas do mundo, mas no anúncio do Evangelho ao mundo.

Na Basílica de São Pedro, concelebraram com o Pontífice os 32 arcebispos nomeados no ano passado. Entre eles, três brasileiros: Dom José Carlos Souza Campos, de Montes Claros (MG); Dom Juarez Sousa da Silva, de Teresina (PI) e Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, de Olinda e Recife (PE).

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...