O encontro do Papa Francisco com representantes políticos vietnamitas abriu um caminho positivo para uma possível visita do Pontífice ao país do sudeste asiático. O secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher, afirmou que “Francisco quer ir, a comunidade católica deseja muito e seria uma mensagem muito bonita para toda a região".
O próprio Papa Francisco falou sobre a possibilidade de uma viagem ao país em seu retorno da viagem à Mongólia em setembro passado.
“Todo o Vietnã é uma das mais bonitas experiências de diálogo que a Igreja fez nos últimos tempos. Eu diria que é como uma simpatia no diálogo. As duas partes tiveram a boa vontade de se entenderem e buscar caminhos para seguir em frente. Houve problemas, mas no Vietnã vejo que, mais cedo ou mais tarde, os problemas são superados".
As relações entre Vietnã e Santa Sé tinham sido interrompidas em 1975, mas havia a intenção de mudar a partir de 1990. Em 2011, um movimento efetivo foi quando Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente.
Tudo avançou ainda mais em dezembro do ano passado com o acordo da nomeação de um representante pontifício residente, o núncio apostólico em Cingapura, o polonês dom Marek Zalewski. Esse acordo foi assinado em julho, por ocasião da visita do presidente Vo Van Thuong ao Vaticano.
Dom Gallagher também anunciou que visitará o Vietnã em abril e que o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, irá ao país este ano. "Faremos as coisas gradualmente. O Vietnã é de fato um país importante, uma espécie de milagre econômico em muitos aspectos".
:: Você já ouviu falar de Santo André Dung-Lac?
Fonte: Vatican News
Como explicar o Jubileu de Esperança para os catequizandos?
Uma explicação do Jubileu de Esperança para crianças e adolescentes, com símbolos, atividades práticas e exemplos simples.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.