O tema do Evangelho deste 24º Domingo do Tempo do Comum é sobre o perdão, por isso o Santo Padre iniciou o Angelus com a pergunta de Pedro a Jesus “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?"Leia MaisPor que temos que perdoar?Deus pode perdoar um pecado mortal?
O número 7 nas Sagradas Escrituras significa perfeição. Dessa forma, Pedro age com sabedoria ao supor tal coisa em sua pergunta. No entanto, Jesus responde: "Não lhe digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete."
“A mensagem de Jesus é clara: Deus perdoa de forma incalculável, excedendo toda medida. Ele é assim, age por amor e gratuidade. A Deus não se compra, Deus é gratuito, é gratuidade. Não podemos retribuir-lhe, mas quando perdoamos o irmão ou a irmã, o imitamos. Perdoar não é uma boa ação que se pode fazer ou não: perdoar é uma condição fundamental para quem é cristão”, afirmou o Papa.
Francisco pediu para que não nos esqueçamos disso: somos perdoados e o próprio Deus se entregou por amor a nós, de modo que somos incapazes de compensar a sua misericórdia. Contudo, a partir do momento que nos perdoamos mutuamente, podemos testemunhá-Lo.
“Fora do perdão não há esperança, fora do perdão não há paz. O perdão é o oxigênio que purifica o ar poluído pelo ódio. O perdão é o antídoto que cura os venenos do rancor, é o caminho para desativar a raiva e curar tantas doenças do coração que contaminam a sociedade.”
Nesse contexto, o Papa fez um convite para que cada um dos fiéis perguntassem a si mesmo:
"Creio ter recebido de Deus o dom de um perdão imenso? Sinto a alegria de saber que Ele está sempre pronto para me perdoar quando eu caio, mesmo quando os outros não o fazem, mesmo quando nem eu mesmo consigo me perdoar? Ele perdoa: creio que Ele perdoa? E depois: sei, por minha vez, perdoar quem me fez mal?"
Francisco ainda sugeriu que "cada um de nós pense numa pessoa que nos feriu, e peçamos ao Senhor a força para perdoá-la. E vamos perdoá-la por amor ao Senhor. Queridos irmãos e irmãs, isso nos fará bem, nos restituirá a paz no coração".
"Que Maria, Mãe da Misericórdia, nos ajude a acolher a graça de Deus e a perdoar-nos uns aos outros", concluiu.
Fonte: Vatican News
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.