O Tempo Comum é um período do Ano Litúrgico na Igreja Católica que se estende após o tempo do Natal até a Quaresma, e depois do Pentecostes até o Advento. É considerado, assim, o mais extenso: são 33 a 34 semanas.
O Papa Francisco tem se pronunciado, ao longo de seu pontificado, a respeito do Tempo Comum. Ele frequentemente enfatiza que o Tempo Comum é um período para se viver a santidade no dia a dia e encoraja os fiéis a encontrarem Deus nas pequenas ações diárias e nas relações cotidianas, ou seja, a não desanimar diante dos dias que parecem muito ‘normais’.
“A santidade não é feita de grandes gestos, mas de amor diário e simples. Jesus vive na simplicidade do nosso cotidiano”, disse em homilia no ano de 2017.
Em diversas homilias, o Santo Padre sublinha que esse momento da Igreja é um tempo para continuar a missão de Jesus, que começou com o seu ministério público:
“Somos chamados a continuar a missão de Jesus, a sermos seus discípulos missionários em todos os momentos da nossa vida.”
O Pontífice faz questão de ressaltar a importância do crescimento contínuo na fé. Ele nos chama a uma constante conversão e a um aprofundamento do relacionamento com Deus por meio da oração, da leitura da Bíblia e da participação nos sacramentos.
Com Tempo Comum justamente tendo início na festa de Pentecostes, na Vigília dessa solenidade em 2015, o Santo Padre convidou os fiéis a viverem este período com um coração aberto.
“Peçamos ao Espírito Santo que nos guie e nos transforme durante o Tempo Comum, para que possamos viver de acordo com a vontade de Deus.”
:: Ano Litúrgico B: O ano de Marcos
Fonte: Vatican News
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.