Santo Padre

Papa Francisco encontra fiéis na periferia de Roma

Escrito por Redação A12

07 JUN 2024 - 15H32 (Atualizada em 07 JUN 2024 - 16H24)

Vatican News

Pela terceira vez foi realizado o encontro “Escola de Oração” do Papa Francisco em Roma. Na ocasião, o Santo Padre falou para cerca de trinta famílias na periferia da cidade, a casais com crianças, jovens e paroquianos da igreja de Santa Brígida da Suécia. 

Esta série de encontros do Papa está ligada ao Ano da Oração em preparação para o Jubileu, no próximo ano.

Após estar com as crianças e adolescentes, o Santo Padre encontrou as famílias em um bairro periférico de Roma, de Palmarola (zona Borgata Ottavia), na última quinta-feira (06), onde estiveram presentes recém-casados, avós, o grupo jovem da paróquia, crianças, um grupo de mulheres imigrantes do Senegal, um homem ortodoxo e o líder do município.

O Papa Francisco, sentado em uma poltrona, fez uma saudação ao grupo dizendo “Vocês são as famílias, os jovens, os menos jovens, os idosos, sempre a família”.

Durante aproximadamente 45 minutos o Santo Padre falou sobre os desafios das famílias, mas também de suas belezas e importância para a Santa Igreja e sociedade.

“Defendamos a família, que é oxigênio para criar os filhos” … “Se os pais brigam, é normal, mas devem fazer as pazes antes do fim do dia, porque a guerra fria do dia seguinte é terrível”, destacou três palavras-chave para que o relacionamento dos casais permaneça firmes: Desculpa, com licença e obrigado. “Obrigado por ter feito este bom jantar…”. E quando as palavras falharem “um gesto para fazer as pazes e recomeçar no dia seguinte”.


O Papa destacou também a conversa com os filhos como fundamental.

“Nunca deixem de falar com eles. A educação é feita com diálogo”, sem “nunca deixá-los sozinhos”, sem se escandalizar ou pressioná-los, mas também deixando-os livres em certo ponto: “Assim se educa para a liberdade”. “Façam-nos entender que podem falar de tudo. De tudo”, sublinhou o Papa: “As coisas da vida se aprendem em casa, não com outros que ensinam sabe-se lá o quê”.

Aos jovens Francisco respondeu o questionamento sobre como fortalecer a fé hoje: “A única maneira é o testemunho”… “Vocês têm a responsabilidade de levar a história adiante”… “Uma das coisas bonitas dos jovens é que se levantam. Todos caímos na vida, mas o importante é não ficar no chão quando escorregarmos”.

No encontro, uma senhora expressou sua gratidão ao Santo Padre por pensar na Jornada Mundial das Crianças, pelos discursos feitos no evento realizado em maio.

“O que recebemos é um pai que guia uma grande comunidade nas pequenas coisas, nas coisas verdadeiras. Vê-lo aqui diante de uma parede de tijolos é a coisa mais emocionante… Amanhã faremos a festa da paróquia, sempre chove dentro, nem temos asfalto, mas não importa, fazemos mesmo assim. E a sua presença nos faz sentir que o senhor faz parte da nossa comunidade”.

No final, o Papa abraçou, entregou terços e tirou fotos com as pessoas presentes. Às famílias deixou a imagem de Nossa Senhora representada em um quadro.


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...