Santo Padre

Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné

O Papa Francisco celebrou Missa em Port Moresby e conduz o Angelus com apelo à paz e cuidado com a criação

Escrito por Redação A12

08 SET 2024 - 08H53 (Atualizada em 08 SET 2024 - 09H16)

Reprodução/ Vatican News

Neste domingo (08), o Santo Padre, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby, Papua-Nova Guiné, durante o segundo dia de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional. Dirigindo-se à comunidade católica local, o Papa sublinhou a necessidade de abrir-se a Deus, aos irmãos e ao Evangelho, usando como referência o trecho bíblico de Isaías: “Tomai ânimo, não temais!” (cf. Isaías 35,3-4). A celebração eucarística contou com a participação de cerca de 35 mil fiéis.

Durante a homilia, Francisco refletiu sobre a cura do surdo-mudo narrada no Evangelho de São Marcos, destacando o afastamento e a proximidade como elementos essenciais. Ele explicou que o afastamento do homem representava sua separação de Deus e dos outros, devido à surdez e à mudez que o isolavam. O Papa também usou essa metáfora para falar sobre o fechamento do coração e as dificuldades que afastam as pessoas da comunhão com Deus e com os irmãos.

O Pontífice alertou para o perigo da “surdez interior” e da “mudez do coração”, que podem surgir por causa do egoísmo, do medo e da indiferença: 

“Quando nos sentimos distantes, ou escolhemos manter-nos à distância — de Deus, dos irmãos, daqueles que são diferentes de nós — então fechamo-nos”, afirmou o Papa, enfatizando a importância de uma abertura constante à Palavra de Deus.

Dirigindo-se aos fiéis de Papua-Nova Guiné, Francisco os encorajou a usar o Evangelho como bússola em suas vidas, dizendo: “O Senhor diz hoje a cada um de vós: ‘Abre-te!’. E isto é o mais importante: abrirmo-nos a Deus, abrirmo-nos aos irmãos, abrirmo-nos ao Evangelho e fazer dele a bússola da nossa vida.”

Após a Missa, o Papa conduziu a oração do Angelus, pedindo à Virgem Maria que interceda pela Igreja em Papua-Nova Guiné e nas Ilhas Salomão. Francisco também fez um apelo pela paz, clamando por um “não ao rearmamento e à exploração da Casa Comum” e destacando a necessidade de harmonia entre povos e culturas. “Sim ao encontro entre povos e culturas, sim à harmonia do homem com as criaturas!”, declarou.

O Papa concluiu sua mensagem lembrando que este domingo também marca a festa litúrgica da Natividade de Nossa Senhora e expressou sua preocupação com o Santuário de Lourdes, na França, que recentemente foi atingido por uma inundação.

Amanhã, segunda-feira (09), Francisco segue sua agenda apostólica em Papua-Nova Guiné, com encontros previstos com autoridades locais, líderes religiosos e a comunidade católica de Port Moresby.

Assista no vídeo abaixo:


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...