Santo Padre

Papa Francisco: “Não tenham vergonha de denunciar abusos”

Santo Padre recomenda aos religiosos tolerância zero na questão dos abusos

Escrito por Redação A12

14 JUL 2022 - 15H56 (Atualizada em 15 JUL 2022 - 07H38)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisPapa nomeia três mulheres para altos cargos na Cúria RomanaPapa confessa a sua maior saudade da vida em Buenos AiresO Papa Francisco interrompeu a pausa nas Audiências Gerais do mês de julho, nesta quinta-feira (14), para receber os capitulares de três Congregações religiosas no Vaticano: Ordem Basiliana de São Josafat, Ordem da Mãe de Deus e Congregação da Missão.

"Não se trata de uma 'salada de frutas' de institutos", brincou o Papa no início de sua saudação, afirmando que esta foi a modalidade encontrada neste período em que estão suspensas as Audiências no Vaticano, e que faz questão de receber os Capítulos.

E foi justamente a experiência capitular o tema do discurso do Santo Padre, que convidou os presentes a “saborearem” este momento que a pandemia impossibilitou durante tanto tempo. De fato, disse o Papa, isso deveria ajudar a não dar como certo o fato de poder se encontrar, confrontar-se olhando nos olhos e, sobretudo, rezar e ouvir juntos a Palavra e compartilhar a Eucaristia.

Durante o encontro, o Pontífice recomendou aos religiosos para que tenham tolerância zero na questão dos abusos.

"Por favor, lembrem-se bem disto: tolerância zero com os abusos contra menores ou pessoas vulneráveis. Tolerância zero. Este problema não se resolve com a transferência do abusador, iniciou o Santo Padre.

Por isso encorajou:

Não tenham vergonha de denunciar", disse o Papa.

Antes de concluir, Francisco dirigiu seu pensamento à Ucrânia, lugar de origem de São Josafat, membro da Ordem de São Basílio. Neste momento de "dor e martírio" da pátria ucraniana, o Pontífice manifestou a sua solidariedade e a de toda a Igreja, e pediu mais uma vez que não nos habituemos à guerra, afirmando que outro dia viu que a notícia sobre o conflito estava somente na página 9 de um jornal.

"Faço votos de que o Senhor tenha compaixão e esteja próximo com o dom da paz", finalizou o Papa.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...