Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 11 ABR 2018 - 09H54

Papa Francisco: o Batismo ‘cristifica’ o fiel

shutterstock
shutterstock

Na audiência geral desta quarta-feira (11), o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses, ao concluir semana passada as reflexões sobre a Santa Missa.

O novo tema escolhido pelo Santo Padre é o Batismo, o fundamento da vida cristã. Trata-se do primeiro dos sacramentos, enquanto é a porta que permite a Cristo Senhor fixar morada na nossa pessoa e, a nós, de nos imergir no seu Mistério.

“Para nós cristãos não deve passar despercebido que se é o corpo a ser imergido na água, é a alma a ser imersa em Cristo para receber o perdão do pecado e resplandecer de luz”, explicou o Papa, citando o escritor romano Tertuliano.

Novo aniversário

Como em outras ocasiões, o Papa perguntou aos fiéis quem sabe a data do próprio batismo, dando uma ‘lição de casa’ a todos: perguntar aos familiares a data em que Cristo entrou em nossa vida. "É outro aniversário. É o aniversário do renascimento, que também deve ser comemorado agradecendo ao Senhor”.

:: 10 atitudes que devem ser assumidas pelos padrinhos

:: Como batizar o seu filho no Santuário de Aparecida

Regeneração

Através do lavacro batismal, quem crê em Cristo é imerso na própria vida da Trindade. A água do batismo não é uma água qualquer, mas a água sobre a qual o Espírito é invocado. Por isso, o batismo é chamado também regeneração. Acreditamos que Deus nos salvou por sua misericórdia, com uma água que regenera e renova no Espírito.

Por isso, o batismo é sinal eficaz de renascimento, para caminhar em novidade de vida. Imergindo-nos em Cristo, o Batismo nos torna também membro do seu Corpo, que é a Igreja, e partícipes da sua missão no mundo.

Este sacramento, acrescentou o Papa, permite a Cristo viver em nós e a nós viver unidos a Ele, para colaborar na Igreja, cada um segundo a própria condição, para a transformação do mundo. Recebido uma única vez, o Batismo ilumina a nossa vida, guiando os nossos passos até a Jerusalém do Céu.

Um marco

Leia MaisPadrinhos de batismo precisam ser casados na Igreja?Viver em Cristo é assumir o compromisso estabelecido durante o BatismoVocê sabe o dia do seu Batismo? De acordo com o Papa, há um antes e um depois do batismo. “O sacramento supõe um caminho de fé, que chamamos catecumenato, evidente quando é um adulto a pedir o batismo”.

O Pontífice ainda completou que também as crianças, desde a antiguidade, são batizadas na fé dos pais. O Papa respondeu a quem questiona o porquê batizar as crianças e não esperar que, uma vez adultas, sejam elas mesmas a pedir o sacramento.

"Isso significa não ter confiança no Espírito Santo, porque é Ele que faz crescer e amadurecer as virtudes cristãs. Todos devem ter esta oportunidade, não esqueçam de batizar as crianças", recomendou o Papa.

"Cristificar"

 “Ninguém merece o batismo, pois é sempre um dom gratuito para todos, adultos e recém-nascidos. As promessas batismais que todos os anos renovamos na Vigília Pascal devem ser reavivadas todos os dias para que o batismo cristifique quem o recebeu, tornando-o realmente outro Cristo”, completou Papa Francisco.

Fonte: vaticannews.va

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...