Leia MaisPapa se solidariza com vítimas dos tornados nos EUAAs perguntas e respostas do Papa em sua mensagem de AdventoA Santa Sé publicou na última segunda-feira (13) um rito litúrgico para instituir o ministério do catequista na Igreja Católica. O Papa Francisco aprovou e publicou um “Editio typica”, que introduz o novo rito específico para os catequistas, e que será bem preciso: o rito poderá ser realizado durante uma missa ou celebração da Palavra de Deus e seguirá o planejado com exortação, convite à oração, texto de benção e entrega do crucifixo.
O texto básico publicado pela Santa Sé e assinado pelo Papa será traduzido e adaptado para as diversas Conferências Episcopais de todo o mundo e entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.
O Arcebispo Arthur Roche, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, enviou um comunicado aos presidentes das Conferências Episcopais com explicações sobre o novo Ministério. No texto, o Arcebispo esclarece que o Ministério é um serviço estável prestado à Igreja local e que deve ser exercido por leigos batizados.
O comunicado diz ainda que por conta do Batismo, os catequistas são “convocados” a serem corresponsáveis na Igreja local pelo anúncio e transmissão da fé desempenhando e dividindo este papel com os ministros ordenados e sob sua orientação.
O novo ministério da Igreja, segundo Dom Roche, tem duas grandes orientações fundamentais: a primeira é voltada para catequistas com a tarefa específica da catequese; e a segunda voltada para as pessoas que participam nas várias formas de apostolado, como a guia da oração comunitária; assistências aos doentes; as celebrações de funerais; a formação de outros catequistas; a coordenação de iniciativas pastorais e ajuda aos pobres.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é a responsável pela divulgação do comunicado e do novo rito com sua devida tradução.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.