Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 09 MAR 2020 - 15H44

Papa Francisco recebe 120 novos bispos em encontro no Vaticano

O Papa Francisco recebeu no final da manhã desta quinta-feira (19), no Vaticano, cerca de 120 participantes do Encontro para novos bispos promovido pela Congregação para os Bispos e pela Congregação para as Igrejas Orientais.

O evento teve caráter formativo e informativo e centralizou o debate na figura do bispo. Este ano estiveram presentes 26 novos bispos orientais.

No seu discurso o Papa disse que o bispo deve ser um homem de comunhão e unidade e pediu aos prelados que não fossem “bispos de aeroportos” mas que permanecessem junto a diocese a ele confiada. 

“Não se pode conhecer realmente como pastores o próprio rebanho, caminhar à sua frente, no seu meio e atrás dele, cuidá-lo com o ensinamento, com a administração dos Sacramentos e com o testemunho de vida, se não se permanece na diocese (…). Evitem o escândalo de serem ‘Bispos de aeroportos’! Sejam Pastores acolhedores, que caminham com o seu povo…”, disse o Papa.

Sobre o significado do ministério do bispo, que é o de apascentar, o Santo Padre ofereceu três breves pensamentos. O primeiro referiu-se a magnanimidade que o bispo deve possuir. “Que seu coração seja tão grande a ponto de ser capaz de acolher todos os homens e mulheres que você encontrar ao longo de seus dias e que você vai encontrar quando visitar suas paróquias e comunidades. Já agora se perguntem: aqueles que baterão à porta da minha casa, como irão encontrá-la? Se a encontrem aberta, através de sua bondade, da sua disponibilidade, experimentarão a paternidade de Deus e entenderão como a Igreja é uma boa mãe, que sempre acolhe e ama”, frisou. 

O segundo pensamento, foi dirigido a capacidade do bispo caminhar junto com seu povo. “Acolher todos para caminhar com todos. O Bispo está em caminho ‘com’ e ‘no’ seu rebanho. Isto significa caminhar com os próprios fiéis e com todos aqueles que se dirigirão a vocês, partilhando com eles alegrias e esperanças, dificuldades e sofrimentos, como irmãos e amigos, mas, mais ainda como pais, que são capazes de escutar, compreender, ajudar, orientar. O caminhar juntos requer amor, e o nosso é um serviço de amor”, disse.

No terceiro e último elemento, o Papa disse que o bispo deve permanecer com o rebanho. “Refiro-me à estabilidade, que tem dois aspectos específicos: ‘permanecer’ na diocese, e permanecer nesta diocese, sem buscar mudanças ou promoções. Não se pode conhecer realmente como pastores o próprio rebanho, caminhar à sua frente, no seu meio e atrás dele, cuidá-lo com o ensinamento, com a administração dos Sacramentos e com o testemunho de vida, se não se permanece na diocese (…). Evitem o escândalo de serem ‘Bispos de aeroportos’! Sejam Pastores acolhedores, que caminham com o seu povo, com afeto, com misericórdia, com docilidade de tratamento e firmeza paterna, com humildade e discrição, capazes de olhar também aos seus limites e de ter uma dose de bom humor. E permaneçam com seus rebanhos!”.

O Papa concluiu seu discurso pedindo aos novos bispos que retornando às suas dioceses levassem a sua saudação a todos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...