Nesta segunda-feira, 1º de janeiro, a Igreja Católica celebra a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e em sua homilia na Santa Missa na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco destacou e refletiu a importância de Maria para a identidade feminina da Igreja, “para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita”.
“É bom que o ano se abra com a invocação d’Ela; é bom que o povo fiel proclame com alegria a Santa Mãe de Deus.” Leia MaisDom Orlando: “Como é bom começar o ano abraçados pela Mãe de Deus”
Francisco iniciou sua reflexão celebrando a presença de fiéis nesta Solenidade e dissertando sobre os termos “mãe” e “mulher”, ao destacar que a maternidade de Maria é o caminho para encontrar a ternura paterna de Deus.
“As palavras 'Mãe de Deus' exprimem a feliz certeza de que o Senhor, Menino nos braços da Mãe, se uniu para sempre à nossa humanidade, de tal modo que esta já não é só nossa, mas d’Ele. Mãe de Deus: poucas palavras para confessar a aliança eterna do Senhor conosco. Mãe de Deus, um dogma de fé, mas é também um dogma de esperança: Deus no homem e o homem em Deus, para sempre”.
O pontífice recordou ainda que é a Mãe que nos conduz ao início e ao coração da fé: “esta não é uma teoria nem um empenho pessoal, mas um dom imenso, que nos faz filhos amados, moradas do amor do Pai”.
E explicou a necessidade de que todo cristão respeite a figura de Maria, como Mãe, mulher e filha: “acolher na própria vida a Mãe, não é uma decisão de mera devoção, mas uma exigência de fé: se queremos ser cristãos, devemos ser marianos, ou seja, filhos de Maria”.
Maria é exemplo para todos os fiéis. Ela nos ensina no exemplo de fé, de mãe e de seguidora de Cristo.
“A Igreja precisa de Maria para descobrir o seu próprio rosto feminino: para se assemelhar ainda mais a Ela que, como mulher, Virgem e Mãe, representa o seu modelo e figura perfeita, para abrir espaço às mulheres e ser geradora através duma pastoral feita de cuidado e solicitude, paciência e coragem materna.”
Papa Francisco afirmou que “o mundo precisa de olhar para as mães e para as mulheres a fim de encontrar a paz, escapar das espirais da violência e do ódio, voltar a ter um olhar humano e um coração que vê”.
Diante de notícias de violência contra a mulher, Francisco já se posicionou outras vezes e voltou hoje a lembrar da importância do cuidado, valorização e respeito às mulheres.
“Toda a sociedade precisa de acolher o dom da mulher, de cada mulher: respeitá-la, protegê-la, valorizá-la, sabendo que, quem fere, ainda que seja uma única mulher, profana Deus, nascido de mulher”.
Antes de finalizar sua reflexão, o Santo Padre enfatizou que “os nossos tempos, vazios de paz, precisam de uma Mãe que congregue a família humana”, e colocou Maria como caminho para a construção da fraternidade, que com seu exemplo de Mãe, cuida dos filhos.
“Confiemos o novo ano à Mãe de Deus. Consagremos-Lhe as nossas vidas. Ela saberá, com ternura, apontar-nos a sua plenitude; com efeito, levar-nos-á a Jesus, e Jesus é a plenitude do tempo, de cada tempo, do nosso tempo”.
E finalizou com os votos para um ano com as bênçãos de Deus e acompanhado de Maria.
“Que este ano seja cheio da consolação do Senhor! Que este ano seja repleto da ternura materna de Maria, a Santa Mãe de Deus”, concluiu Francisco, convidando os fiéis a juntos, repetir três vezes a invocação: “Santa Mãe de Deus!”
Confira os 7 conteúdos mais acessados no A12.com
Os 7 conteúdos mais acessados do A12.com abordam temas como espiritualidade, história e formação religiosa. Leia mais.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.