Santo Padre

Papa Francisco reza pelas vítimas das enchentes na Espanha

"Estou próximo deles nesse momento de catástrofe e rezo por eles", afirmou o Papa em mensagem de vídeo

Escrito por Redação A12

04 NOV 2024 - 11H19 (Atualizada em 04 NOV 2024 - 12H11)

GIACOMO MORINI/ Shutterstock

O Papa Francisco manifestou sua solidariedade e ofereceu orações às vítimas das enchentes devastadoras que atingiram a Espanha. Em uma mensagem de vídeo dirigida ao arcebispo de Valladolid, Dom Luis Javier Argüello, presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o Papa expressou seu apoio ao povo espanhol:

“Dom Luis Arguello, querido irmão, quero expressar a minha proximidade ao povo de Valência e [peço] que a divulgue desde Valladolid. Estou próximo deles nesse momento de catástrofe e rezo por eles. Que Deus vos abençoe a todos”, disse Francisco.

O bispo de Valência, Dom Enrique Benavent Vidal, descreveu o evento como um acontecimento “extraordinário” que surpreendeu pela rapidez e gravidade dos impactos. Ele ressaltou a necessidade de solidariedade neste momento difícil e planeja visitar as áreas afetadas:

“Assim que possível, irei me deslocar aos locais afetados para visitar as paróquias e os sacerdotes, que estão bem, mas algumas igrejas foram completamente destruídas. E pediu aos cristãos que sejam “solidários com aqueles que mais sofrem”.

Além de expressar sua gratidão à mensagem de apoio do arcebispo, Dom Benavent informou que a arquidiocese está coordenando os esforços de socorro por meio dos vicariatos e arciprestados, embora ela mesma tenha sofrido danos significativos. A Cáritas Espanha lançou uma campanha de ajuda emergencial para amparar as famílias dos falecidos e ajudar os desabrigados.

Enchentes na Espanha e o fenômeno da “gota fria”

Na terça-feira (29) um fenômeno climático conhecido como “gota fria” ou DANA (Depressão Isolada em Altos Níveis), desencadeou uma tempestade de grandes proporções que já deixou cerca de 217 mortos. Esta tragédia é uma das maiores desse tipo na história recente do país, superada apenas pelo desastre de Biescas, nos Pirineus, em 1996, e pela enchente de 1957 em Valência, quando o rio Túria transbordou.

Especialistas apontam as chuvas intensas, falta de previsão, o planejamento urbano desordenado e os efeitos das mudanças climáticas como os principais fatores que contribuíram para a gravidade dessa tragédia.

Fernando Astasio Avila/Shutterstock
Fernando Astasio Avila/Shutterstock

:: Santos guardiões das águas: Protegendo contra as enchentes

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...