Santo Padre

Papa Francisco se encontra com o presidente da Ucrânia

Quase quinze meses após o primeiro ataque russo a Kiev, capital ucraniana, o Papa recebeu Volodymir Zelensky em Audiência anunciada pela Sala de Imprensa da Santa Sé

Escrito por Guilherme Gomes

15 MAI 2023 - 11H55 (Atualizada em 15 MAI 2023 - 12H17)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisEm dia de Audiência Geral, Papa faz apelo à unidade dos cristãosPapa Francisco ensina orações curtas para o dia a dia

O primeiro encontro do Papa Francisco com Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia, desde o início da guerra na Ucrânia aconteceu, no último sábado (13), no Vaticano.

Quase quinze meses após o primeiro ataque russo a Kiev, capital ucraniana, o Papa recebeu Zelensky em Audiência anunciada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

"Agradeço-lhe por esta visita”.

Essas foram as primeiras palavras do Pontífice, apoiado em uma bengala, ao receber o presidente ucraniano na antessala da Sala Paulo VI.

Foram 40 minutos de uma conversa em que o Papa assegurou suas constantes orações, testemunhadas por seus muitos apelos públicos e contínua invocação ao Senhor pela paz, desde fevereiro do ano passado, de acordo com nota divulgada pelo Vaticano.

Tanto Francisco, como Zelensky concordaram com a necessidade de continuar os esforços humanitários em apoio à população.

O Papa enfatizou particularmente a necessidade urgente de "gestos de humanidade" em relação às pessoas mais frágeis, vítimas inocentes do conflito.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Francisco doou ao presidente ucraniano uma pequena escultura representando um ramo de oliveira, símbolo da paz. Zelensky deu ao Papa um ícone de Nossa Senhora pintado sobre os restos de um colete à prova de balas e um quadro intitulado “Perda”, sobre o assassinato de crianças durante o conflito.

Após o encontro com o Papa, o presidente ucraniano publicou uma mensagem em seu Twitter:

"Sou grato por sua atenção pessoal à tragédia de milhões de ucranianos. Falei sobre dezenas de milhares de crianças deportadas. Devemos fazer todos os esforços para que elas voltem para casa. Além disso, pedi para condenar os crimes russos na Ucrânia. Porque não pode haver igualdade entre a vítima e o agressor. Também falei sobre nossa Fórmula da Paz como o único algoritmo eficaz para alcançar uma paz justa", disse.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


No final de abril, durante o voo de retorno à capital italiana após sua visita à Hungria, o Papa Francisco disse a repórteres que o Vaticano estava envolvido em uma missão de paz para terminar a guerra na Ucrânia, mas não ofereceu mais detalhes sobre o compromisso.

No sábado, antes do encontro com Francisco, Zelensky teve outros compromissos na Itália, como reuniões com a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, e o presidente italiano, Sergio Mattarella.

Esta também é a primeira viagem de Zelensky à Itália desde a invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...