Santo Padre

Papa Francisco sobre Dom Claudio Hummes: “Penso muito nele”

Pontífice enviou uma carta por ocasião do primeiro ano da páscoa do Cardeal brasileiro

Escrito por Guilherme Gomes

06 JUL 2023 - 16H13 (Atualizada em 06 JUL 2023 - 16H34)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisMais de 500 km percorridos: Romaria de Tratores chega ao SantuárioNa última segunda-feira (04) completou-se um ano da páscoa do Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes.

O Santo Padre, Papa Francisco, não poderia deixar de registrar essa data e enviou uma carta na qual expressou sua proximidade e assegurou que Dom Claudio se tornou uma voz profética.

"Há um ano Dom Claudio deixou de ser uma presença física para se tornar uma voz profética que nos lembra a cada passo que nosso compromisso é com os pobres, sempre e inexoravelmente", escreveu o Papa.

A mensagem de Francisco foi lida durante a segunda sessão da Cátedra Cardeal Claudio Hummes, na Universidade da Amazônia, e reuniu pessoas de todos os cantos do Brasil e de diferentes países para fazer memória e celebrar os pensamentos, as obras, a missão e o legado de Dom Claudio Hummes.

Na carta enviada para o evento, Papa Francisco revela que ainda pensa muito no amigo brasileiro.

Penso muito nele. “Sua participação fraterna no Conclave e sua liderança serena no Sínodo da Amazônia. Seu pensamento e seu legado são um testemunho vivo da luta pelo direito à história, à identidade e à realização dos povos indígenas da América Latina", acrescentou.

Thiago Leon
Thiago Leon
Cardeal Dom Cláudio Hummes



O Santo Padre
encorajou que a Cátedra Dom Cláudio Hummes "deve se multiplicar e servir como uma semente para que esse pensamento vivo se espalhe em ações concretas. Deve ser um rio de esperança que faça dos sonhos amazônicos uma pedagogia que converge com a ecologia integral e o pleno desenvolvimento da humanidade".

Dom Claudio Hummes

O Cardeal Claudio Hummes foi fundamental para a presença e acompanhamento da Igreja Católica nos processos de efetivação e promoção dos direitos humanos e da natureza na Pan-Amazônia.

Processos que são frutos da articulação da REPAM, que culminaram na preparação e condução do Sínodo da Amazônia e na criação de um órgão eclesial para a Amazônia (CEAMA), do qual foi o primeiro presidente.

A visão de Dom Cláudio da educação como ferramenta para a transformação das realidades levou-o a promover o Programa Universidade da Amazônia (PUAM) incentivando esse espaço a ser um instrumento de serviço ao território por meio do desenho de metodologias de educação, inspiradas e adaptadas à cultura e aos saberes dos diversos povos e comunidades presentes no território amazônico.

Também inspirou o Instituto para o Diálogo Global e a Cultura do Encontro a promover o Programa Internacional de Esperança, criado como uma “proposta de ação coletivo com impacto territorial ligada aos direitos humanos no marco de uma ecologia integral e de um bem viver para um futuro possível para todos”.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Fonte: REPAM

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...