Na sexta-feira (14), Papa Francisco recebeu mais de cem humoristas de diversos países em um evento cultural no Vaticano. Entre os convidados estão Jimmy Fallon, Conan O’Brien, Whoopi Goldberg, e os brasileiros Cacau Protásio, Fábio Porchat e Cris Wersom.
O evento tem o intuito de celebrar a diversidade humana e promover uma mensagem de paz, amor e solidariedade.
O Pontífice deu as boas-vindas aos artistas e agradeceu aos membros do Dicastério para a Cultura e a Educação que prepararam este encontro.
“Tenho grande estima por vocês artistas que se expressam com a linguagem da comédia, do humorismo e da ironia. De todos os profissionais que trabalham na televisão, no cinema, no teatro, na mídia impressa, com músicas, nas redes sociais, vocês estão entre os mais amados, procurados e aplaudidos. Certamente porque são bons, mas há também outro motivo: vocês têm e cultivam o dom de fazer as pessoas rirem”.
O Papa disse aos artistas que o talento deles é um dom precioso, pois junto com o sorriso, espalha a paz nos corações, entre as pessoas, ajudando-nos a superar as dificuldades e a lidar com o estresse diário:
“Vocês também conseguem outro milagre: conseguem fazer sorrir mesmo quando lidam com problemas, pequenos e grandes fatos da história. Vocês denunciam os excessos do poder; dão voz a situações esquecidas; evidenciam abusos; apontam para comportamentos inadequados. Mas sem espalhar alarme ou terror, ansiedade ou medo, como fazem muitos da comunicação; vocês despertam o senso crítico fazendo rir e sorrir. Vocês fazem isso contando histórias de vida, narrando a realidade, de acordo com seu ponto de vista original; e, dessa forma, falam às pessoas sobre problemas pequenos e grandes.”
Alegria dos comediantes brasileiros
Em bate-papo com Padre Arnaldo Rodrigues, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cacau Protásio contou a sua relação como mulher e o humor.
“Esse dom que eu tenho, eu costumo dizer que quem me deu foi Jesus. A alegria pra mim é o amor de Deus e o teatro, o humor e a comédia ajuda a ensinar com a risada, com a brincadeira. Dessa forma, consigo chamar atenção e trazer a fé também no meu trabalho, e quando as pessoas me veem como comediante e engraçada, e quando veem que eu tenho religião e acredito em Deus, isso tudo é alegria, e fico feliz quando falam que eu toquei o coração delas pra fé.”
Cris contou, em entrevista à GQ Brasil, que estava contando os dias para a viagem e admite que sua “ficha ainda não caiu”.
“O humor é a chave para transformar vidas. Como performer da comédia, já ouvi de muitas pessoas que chegaram até mim e falaram: ‘eu estava em depressão e vi seu show ou vídeos e isso me ajudou, me alegrou’. O humor é um olhar para a vida. Um jeito de vê-la. Não é tirar sarro dela. Pelo contrário, é ter tanto respeito pela vida que você consegue rir com ela. É encontrar os dois lados em qualquer situação. Por isso, é tão transformador”, explicou a atriz e roteirista.
O encontro visa estabelecer uma ponte entre a Igreja Católica e os protagonistas do campo do humor. Em sua mensagem de convite, o Papa Francisco destacou o impacto significativo da arte da comédia no mundo contemporâneo.
Cris ainda afirmou: “Acho que todo mundo tem que cultivar o humor dentro de si. Inclusive, está comprovado cientificamente que dar gargalhada muda a energia da pessoa. Fazendo uma analogia a essa ida ao Vaticano: Acho o humor divino!”
Confira também o que cada um deles disse após o encontro:
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.