Santo Padre

Papa Francisco: “Trigo da Ucrânia não pode virar arma de guerra”

Pontífice demonstrou preocupação após bloqueio naval da Rússia aos portos ucranianos

Escrito por Guilherme Gomes

01 JUN 2022 - 14H09 (Atualizada em 01 JUN 2022 - 14H36)

Shutterstock

Leia MaisGuardião das chaves do Vaticano leva turistas para passeio exclusivo e gratuitoPapa Francisco anuncia dois novos cardeais brasileirosDurante a tradicional Audiência Geral desta quarta-feira (01), no Vaticano, o Papa Francisco alertou que o trigo não deve ser usado como “arma de guerra” no conflito entre Rússia e Ucrânia.

A fala do Pontífice acontece em meio ao bloqueio naval imposto pela Rússia aos portos da Ucrânia no Mar Negro, fato que impede a escoação dos grãos ucranianos para o exterior.

Por favor, que não se use o trigo, alimento de base, como arma de guerra", iniciou o Santo Padre.

E completou:

"Gera grande preocupação o bloqueio das exportações do trigo da Ucrânia, do qual depende a vida de milhões de pessoas, especialmente nos países mais pobres. Dirijo um apelo fervoroso para que sejam feitos todos os esforços para resolver tal questão e para garantir o direito humano universal à alimentação", pediu o Papa.

A Ucrânia tem mais de 20 milhões de toneladas de grãos estocadas em suas produções. A Rússia informou que só retirará o bloqueio no Mar Negro caso as sanções ocidentais contra o país sejam revogadas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já alertou para a situação ao afirmar que a situação pode gerar uma crise alimentar mundial, com uma possível disparada dos preços de grãos no mercado internacional.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

.:: Papa Francisco reza oração global por paz na Ucrânia e no mundo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...