No Dia Internacional da Fraternidade, que é comemorado nesta sexta-feira (04), o Santo Padre disse que a fraternidade é o único caminho possível para a humanidade ferida por guerras. Francisco, que é o Papa da construção de pontes e da vida fraternal, convida os féis a mudar de rota diante de uma realidade de “guerras em pedaços”.
O Dia Internacional da Fraternidade Humana foi instituído pela ONU em dezembro de 2020, no início da crise global de saúde, gerada pela pandemia de Covid-19.
“Ou somos irmãos ou tudo desaba” Papa Francisco, sobre o Dia Internacional da Fraternidade
A pandemia, afirma Francisco, “demonstrou que ninguém se salva sozinho. Somos todos diferentes, mas todos iguais em dignidade e “independentemente de onde e de como vivemos, da cor da pele, da religião, da classe social, do sexo, da idade, das condições de saúde e econômicas, todos vivemos ‘debaixo do mesmo céu”.
O Papa faz uma proposta: caminhar juntos, porque hoje é o tempo oportuno, não é o tempo da indiferença nem do esquecimento.
“Ou somos irmãos ou tudo desaba. E esta não é uma expressão meramente literária de tragédia, não, é a verdade! Ou somos irmãos ou tudo desaba, o vemos nas pequenas guerras, nesta terceira guerra mundial em pedaços, os povos se destroem, as crianças não têm o que comer, diminui a educação. É uma destruição. Ou somos irmãos ou tudo desaba”, refletiu Francisco.
O percurso da fraternidade é longo e difícil, constata o Papa, mas é a âncora de salvação para a humanidade. Aos muitos sinais ameaçadores, aos tempos sombrios e à lógica do conflito, é preciso responder com o sinal da fraternidade, convidando o outro a empreender um caminho comum.
Por fim, o Papa convida todos a se empenharem pela causa da paz, respondendo aos problemas e às necessidades concretas dos últimos, dos pobres e de quem é indefeso.
.:: Veja a mensagem do Papa na íntegra:
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.