Leia MaisPapa Francisco se despede do Canadá após encontro com povos indígenas Papa escreve mensagem na chegada a QuebecNa volta da viagem do Canadá para o Vaticano, no último sábado (30), o Papa Francisco levantou a possibilidade de renunciar por conta de sua saúde, mas frisou que não vai ser agora.
O Santo Padre disse aos jornalistas que, na sua idade e com suas limitações, precisa pensar na possibilidade de se afastar. Apoiado em uma bengala, o Pontífice foi até o fundo do avião para conversar com os jornalistas durante o retorno de sua viagem apostólica.
“Na minha idade e com essas limitações, tenho que economizar um pouco para poder servir à Igreja. Ou, então, pensar na possibilidade de me afastar”, disse Francisco.
Recentemente, o Santo Padre negou uma possível renúncia para o atual momento, mas, durante o voo papal, fez a declaração mais enfática no sentido de abrir portas para a aposentadoria de um Papa.
“Não é nenhuma catástrofe mudar de Papa”, falou Francisco.
A viagem ao Canadá foi a primeira viagem do Papa após o adiamento de compromissos por conta de seus problemas de saúde. A ida para terras canadenses foi um teste para sua saúde e para suas dores no joelho.
“Vamos ver o que a perna diz”, disse o pontífice.
E completou:
“Acho que tenho que me limitar um pouco com esses esforços. Mas vou tentar viajar e estar perto das pessoas”, disse o Papa sobre sua intenção de visitar ainda a Ucrânia, o Cazaquistão, o Sudão e o Congo.
Em Quebec, durante a última semana, Francisco pediu perdão aos povos indígenas por ações da Igreja durante o século XIX.
O Pontífice ainda condenou as formas de exploração e colonialismo que existem contra os indígenas em vários lugares do planeta.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.