Na Audiência Geral desta quarta-feira (6), o Papa Francisco aprofundou a importância do Espírito Santo na oração cristã, convidando os fiéis na Praça São Pedro a rezarem de coração aberto, para invocá-lo como aquele que intercede e nos une a Deus.
Segundo o Pontífice, o Espírito Santo não apenas nos ajuda a orar, mas também é o motivo pelo qual rezamos, sendo ao mesmo tempo “sujeito e objeto” da oração. Ele é “Aquele que reza em nós e Aquele que é recebido pela oração.”
O Papa enfatizou que a oração genuína deve ser feita com liberdade e espontaneidade, porém sempre orientada pelo Espírito Santo:
“Rezamos para receber o Espírito Santo para podermos rezar verdadeiramente, isto é, como filhos de Deus, não como escravos. A oração é livre. Você reza quando o Espírito te ajuda a rezar. Quando sente no coração a necessidade de rezar, e, quando não sente, pergunte a si mesmo: ‘Por que não sinto vontade de rezar?’”
Francisco também ressaltou que o Espírito Santo é o nosso único “poder” sobre Deus, tornando a oração uma força capaz de alcançar o coração divino. Ele relembrou as palavras de São Paulo sobre a ação do Espírito na oração: “Assim também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que é necessário pedir; é o próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26-27).
O Santo Padre comentou que muitas vezes pedimos de maneira inadequada ou buscamos coisas superficiais, mas o Espírito Santo é quem corrige nossas intenções e nos guia a pedir segundo o coração de Deus.
Em suas palavras, o Papa descreveu o Espírito Santo como o “Paráclito”, aquele que conforta e orienta os cristãos, convencendo-os do pecado para que experimentem a misericórdia de Deus, em vez de acusações ou julgamentos. Essa presença divina nos ensina também a interceder pelos irmãos, tornando nossa oração desinteressada e fraterna.
“Quando cada um de nós reza por todos, acontece que todos rezamos por cada um; a oração multiplica-se”, refletiu o Pontífice, trazendo as palavras de Santo Ambrósio.
:: O que significa dizer que o Espírito Santo é o “Paráclito”?
Francisco fez um pedido para que todos se afastem de uma oração superficial, incentivando uma oração com propósito e emoção: “Mas, por favor, não reze como os papagaios! Não diga 'Blá, blá, blá...' Não. Diga 'Senhor', mas diga com o coração. 'Ajuda-me, Senhor', 'Eu te amo, Senhor'. Rezem com o coração e não com os lábios.”
Ao encerrar, o Papa Francisco fez um apelo a todos para que intensifiquem suas orações pelo mundo e pela Igreja, especialmente no período de preparação para o Jubileu. Segundo o Santo Padre, o Espírito Santo é a força que precisamos para uma oração verdadeira e transformadora.
:: Oração para pedir inspiração ao Espírito Santo
Fonte: Vatican News
Academia Marial dá início ao 3º Congresso Bíblico de Aparecida
A Academia Marial de Aparecida abriu o III Congresso Bíblico, focado no tema "Nós somos o Templo do Deus vivo", de 6 a 9 de novembro no ITESP.
Igreja no Brasil convida cristãos a se juntarem à Campanha para a Evangelização
Campanha para a Evangelização mobiliza católicos no Brasil pela sustentação das atividades da Igreja. Em 2024, a campanha caminha em sintonia com o tema do Jubileu de 2025.
Como podcasts e videocasts renovam os caminhos para a evangelização
Podcasts e videocasts católicos aproximam os fiéis e ampliam a evangelização com conteúdo acessível, relevante e disponível a qualquer hora.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.