Santo Padre

Papa: “Na família é mais importante ouvir do que entender”

Inspirado pela Festa da Sagrada Família, o Santo Padre pediu diálogo em família aos fiéis

Escrito por Redação A12

30 DEZ 2024 - 08H13 (Atualizada em 30 DEZ 2024 - 10H06)

Vatican Media

No Angelus do último domingo (29/12), o Papa Francisco destacou a importância do diálogo para a harmonia familiar, usando como exemplo a Sagrada Família de Nazaré, comemorada neste dia.

“Sabeis por que a Sagrada Família de Nazaré é um modelo? Porque é uma família que dialoga, que conversa. O diálogo é o elemento mais importante para uma família! Uma família que não se comunica não pode ser uma família feliz”.

O Evangelho do dia narrou a perda de Jesus, aos 12 anos, por Maria e José durante a peregrinação a Jerusalém (Lc 2,41-52). Ao encontrá-lo no Templo, Maria, em vez de repreendê-lo, faz uma pergunta: “Meu Filho, por que agiste assim conosco?”.

O Santo Padre ressaltou esse detalhe: “É belo quando uma mãe não começa com uma reprovação, mas com uma pergunta”.

Mesmo sem entender totalmente, Maria e José ouviram Jesus, mostrando que “na família é mais importante ouvir do que entender”. O Papa explicou que ouvir é reconhecer o valor e a individualidade do outro. “Os filhos precisam disso”, afirmou.

A hora das refeições: um momento especial

O Pontífice também destacou o valor das refeições como um espaço privilegiado para o diálogo familiar. Estar à mesa juntos, conversando, fortalece os laços entre gerações:

“Filhos conversando com os pais, netos conversando com os avós… Nunca ficar fechados em si mesmos ou, pior ainda, com a cabeça no celular. Conversar, ouvir uns aos outros, esse é o diálogo que é bom e que faz crescer!”

A Sagrada Família, apesar de sua santidade, enfrentou dificuldades de compreensão, assim como acontece em nossas famílias. Francisco encorajou os fiéis a refletirem:

“Temos ouvido uns aos outros? Lidamos com os problemas ouvindo uns aos outros ou nos fechamos em silêncio, ressentimento e orgulho? Reservamos tempo para o diálogo?”

E concluiu sua mensagem pedindo à Virgem Maria que conceda às famílias o dom da escuta mútua. Que inspirados na Sagrada Família, sejamos construtores de lares mais felizes e unidos através do diálogo e da atenção ao próximo.

:: Sagrada Família: Casa da Mãe inspira casais a evangelizar

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...