Hoje (06) o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI, cerca de 800 pessoas, entre eles os representantes do Comitê e da Fundação JMJ Lisboa 2023. no encontro o pontífice reviveu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que aconteceu em Lisboa, em agosto deste ano.
Entre os presentes estava o Cardeal dom Américo, a quem o Papa agradeceu "por tudo o que fez: é um cardeal especial, um cardeal um pouco 'enfant terrible', mas muito bom", brincou Francisco ao citar o termo em francês para uma pessoa com energia e cheia de iniciativas. Leia MaisPapa Francisco incentiva dioceses a manterem o espírito jovem pós-JMJPapa ganha álbum de fotos e recorda JMJ de LisboaPapa aos jovens da JMJ em vídeo: “Ainda se lembram da Jornada ou não?”
O Santo Padre escolheu proferir suas palavras em espanhol, pois chega mais próximo do português. Segundo ele, "o italiano é mais distante".
Em seguida iniciou agradecendo o trabalho de todos os envolvidos na JMJ, "um núcleo de forte evangelização, de alegria, de expressão jovem".
Francisco lembrou de alguns momentos marcantes vividos em Portugal e também destacou algumas pessoas que conheceu no encontro.
"Guardo do encontro de Lisboa uma emoção muito grande, e também uma lembrança: pessoas simples, que fizeram tudo o que podiam. Ainda guardo o terço da senhora de 96 anos. Ela ainda está viva? (Sim, eles lhe respondem). Lembro também daquela garota de 19 anos com uma doença grave, que ofereceu a vida para a Jornada, pensando que morreria. Mas ainda estava viva. Está viva? (Sim, eles respondem). 19 anos.
Lembro dos filhos daquela voluntária da Jornada que morreu no trabalho, como tinham ido com alegria e saíram com a tristeza de ter perdido a mãe. E lembro de tantas pessoas simples, tantas. E lembro também dos pastéis, que são muito bons. Tantas pessoas simples, que ofereceram o seu trabalho, a sua esperança".
Se recuperando de uma crise bronquite, Papa Francisco estava acompanhado do Monsenhor Antônio Ferreira da Costa, chefe da seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o responsável por ler o texto do Pontífice.
No texto, o Papa reforçou o agradecimento à delegação de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, que foi até o Vaticano para se encontrar com ele e a descreveu como formada por "dinamizadores, coordenadores e apoiadores" da JMJ de Portugal.
Referindo-se ao encontro em Lisboa, Francisco afirmou que foi "um luminoso exemplo de como é possível compartilhar uma missão, sem deixar ninguém de fora".
Ele ainda lembrou da mensagem em que deixou aos jovens no dia de sua acolhida em Lisboa, quando afirmou que a Igreja é lugar para todos, "fazendo-os confluir para um grande sonho comum".
“Continuem a sonhar juntos, continuem a envolver em ondas sucessivas novos companheiros sonhadores de uma sociedade feita por todos e no respeito de cada um. Vou repetindo e fico contente ao ver que muitos já me fazem eco: todos, todos, todos”.
No texto, o Papa ainda pediu para que ninguém se esqueça da JMJ, que não se perca nenhum ensinamento, que não se esqueça de nenhum sonho.
“Meus amigos, não deixem que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas mãos de vocês, extasiadas com a abundante multiplicação de pedaços de Céu feitos gente, que brotavam de todo o lado e até mesmo de onde não se esperava.”
O tema da Jornada era um convite para seguirmos o exemplo de Maria que "se levantou e partiu apressadamente", confiando no poder do Senhor. O Papa, assim, renovou a gratidão àqueles que fizeram com que isso acontecesse, e mons. Mons. Antônio concluiu as palavras do Pontífice:
"Obrigado a todos e a todas! Deus pague o bem que fizeram aos jovens e a mim, à cidade de Lisboa e a quantos, de todo o mundo, para lá dirigiram os seus passos e o seu coração. Por favor, continuem a apontar e a impelir-nos para as dimensões universais do coração de Deus!"
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.