Santo Padre

Papa: “Não se anuncia o Evangelho fechado em um escritório ou no computador”

Durante a Audiência Geral desta quarta-feira (12), Francisco falou sobre a paixão de evangelizar

Escrito por Guilherme Gomes

12 ABR 2023 - 16H57 (Atualizada em 13 ABR 2023 - 15H30)

Vatican Media

Leia MaisEm documentário inédito, Papa conversa com jovens sobre temas atuais “O Senhor vem enquanto O proclamamos”, diz o Papa FranciscoNa Audiência Geral desta quarta-feira (12), no Vaticano, o Papa Francisco fez uma catequese sobre paixão de evangelizar.

Francisco, diante de uma Praça São Pedro cheia de fiéis, fez uma reflexão profunda sobre o zelo evangélico, sobre a propagação do Evangelho.

O zelo evangélico é o apoio no qual se baseia o anúncio, e os anunciadores são um pouco como os pés do corpo de Cristo, que é a Igreja. Não há anúncio sem movimento, sem ‘saída’, sem iniciativa.

Isto significa que não há cristão se ele não estiver a caminho, se ele não sair de si para pôr-se a caminho e anunciar. Não há anúncio sem movimento, sem caminhar", disse o Papa.

De acordo com Francisco, o Evangelho é anunciado caminhando e se movendo.

"Não se anuncia o Evangelho parado, fechado em um escritório, na escrivaninha ou no computador, fazendo polêmicas como ‘leões do teclado’ e substituindo a criatividade do anúncio com copiar e colar ideias tiradas daqui e dali”, falou o Pontífice.

O zelo evangélico “denota prontidão, preparação, alacridade. É o oposto do desmazelo, que é incompatível com o amor", sublinhou Francisco.

Ressaltando que um anunciador deve estar pronto para partir e "sabe que o Senhor passa de forma surpreendente. Ele deve estar livre de esquemas e predisposto a uma ação inesperada e nova: preparado para as surpresas. Aquele que anuncia o Evangelho não pode ser fossilizado em jaulas de plausibilidade ou no ‘sempre foi feito assim’, mas estar pronto para seguir uma sabedoria que não é deste mundo", falou.

Segundo o Papa, "é importante ter esta prontidão para a novidade do Evangelho, esta atitude que é um impulso, uma tomada de iniciativa, um 'ir primeiro'. É um não deixar escapar oportunidades para promulgar o anúncio do Evangelho da paz, aquela paz que Cristo sabe dar mais e melhor do que o mundo".

.:: Veja a Audiência desta quarta-feira:

.:: Acesse a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...