Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa nomeia padre brasileiro para Colégio Cardinalício e novo bispo para Guarulhos

 dom Ilson de Jesus MontanariO Papa Francisco nomeou nesta terça-feira (28), dom Ilson de Jesus Montanari, de 54 anos, como secretário do Colégio Cardinalício. Desde outubro do ano passado, dom Ilson ocupa a função de secretário da Congregação dos Bispos, sendo também arcebispo titular de Capocilla, na Mauritânia, mas desde 2008 já atuava como oficial da mesma Congregação, morando em Roma.

Formado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Dom Ilson recebeu a ordenação presbiteral em 18 de agosto de 1989. Estudou Direito, Economia e Filosofia, em Ribeirão Preto (SP) e Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma.

O Colégio Cardinalício colabora com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e tem o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice. Atualmente, é formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto.

Novo bispo para Guarulhos (SP)

Novo bispo para Guarulhos (SP) 

Nesta quarta-feira (28), a Santa Sé informou outras nomeações do Papa Francisco para o episcopado brasileiro.

A Diocese de Guarulhos (SP), que estava vacante desde setembro de 2013 com a morte de dom Joaquim Justino Carreira, terá como seu quarto bispo diocesano dom Edmilson Amador Caetano, que ocupava o cargo de bispo de Barretos (SP). Dom Edmilson é paulista, 53 anos, monge da Ordem Cisterciense (O.Cist). Seu lema episcopal recorda a graça divina que sustenta a missão: ‘Deus providenciará’.

Com isso, a Diocese de Barretos ficará vacante, esperando a eleição de um administrador diocesano pelo Colégio de Consultores.

A posse de dom Edmilson, em Guarulhos, pode ocorrer até março.

 

Novo bispo auxiliar para Salvador (BA)Novo bispo auxiliar para Salvador (BA)

Para a arquidiocese de Salvador, o Santo Padre nomeou padre Estevam dos Santos Silva Filho como novo bispo auxiliar. Pároco de várias paróquias na Arquidiocese de Vitória da Conquista, assessorou diversas pastorais e movimentos. Até o momento, era pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, diretor espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese de Vitória da Conquista e ecônomo da arquidiocese.

A ordenação episcopal do padre Estevam dos Santos Silva Filho será no dia 30 de março, às 9h30, no Ginásio de Esportes de Vitória da Conquista. A tomada de posse em Salvador será no dia 26 de abril, às 10h, na Catedral Metropolitana.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, agradeceu a nomeação em nota. “Agradeço ao Santo Padre Francisco por este presente para a Arquidiocese de São Salvador da Bahia; sou grato, também, à Arquidiocese de Vitória da Conquista, que nos dá este dom. Em nome da Arquidiocese Primaz do Brasil, saúdo afetuosamente o padre Estevam dos Santos Silva Filho: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...