Santo Padre

Papa: “O Espírito Santo é um “nós”, assim como somos em nossa família”

Rede Aparecida de Comunicação esteve presente na catequese do Papa nesta quarta-feira (23)

Escrito por Redação A12

23 OUT 2024 - 09H02 (Atualizada em 23 OUT 2024 - 13H47)

Vatican Media

Toda quarta-feira, o Papa Francisco, durante a Audiência Geral, continua seu ciclo de catequeses, desta vez destacando o sacramento do matrimônio dentro do contexto do Espírito Santo. O Santo Padre afirmou que "o casal humano é a primeira e mais elementar manifestação da comunhão de amor que é a Trindade". Francisco alertou para as consequências dos casamentos frágeis, enfatizando que "são os filhos que mais sofrem com a separação ou falta de amor dos pais".

O Papa citou Santo Agostinho, que revela que "Deus é amor" e explicou a dinâmica da Trindade: "O Pai ama, o Filho é amado, e o Espírito Santo é o amor que os une". O Pontífice ressaltou que Deus é "um", mas não solitário, vivendo numa "unidade de comunhão e amor". Nesse sentido, Francisco sugeriu que o Espírito Santo pode ser compreendido como "a primeira pessoa do plural", o elo divino entre Pai e Filho e o princípio da unidade da Igreja.

"Ele, por outras palavras, é o Nós divino do Pai e do Filho, o laço de unidade entre as diferentes pessoas, o próprio princípio da unidade da Igreja, que é precisamente um “único corpo” resultante de várias pessoas."

Sobre o casamento cristão, o Papa destacou que é um sacramento em que homem e mulher se tornam um dom um para o outro, formando um "nós", não apenas um "eu" e um "tu". Francisco destacou que essa união precisa do suporte do Espírito Santo para florescer: "Onde entra o Espírito Santo, renasce a capacidade de doar-se", afirmou.

O Santo Padre relembrou o episódio das Bodas de Caná, onde Maria disse a Jesus: “Não têm vinho”. O Papa usou essa metáfora para explicar que o Espírito Santo continua a transformar a rotina dos casamentos em uma "nova alegria de estarem juntos", como Jesus transformou a água em vinho. Ele encorajou que, além da preparação jurídica e psicológica, os casais também explorem profundamente a preparação espiritual para o matrimônio, enfatizando: “Não ponhas o dedo entre marido e mulher”, diz um provérbio italiano. Em vez disso, existe um “dedo” a ser colocado entre a esposa e o marido, e é precisamente o “dedo de Deus”: o Espírito Santo!"

Presença da Rede Aparecida de Comunicação

Diante da segunda etapa da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a equipe da Rede Aparecida de Comunicação está presente em Roma e participou da Audiência Geral na Praça de São Pedro.

arrow_forward Confira fotos exclusivas feitas pela coordenadora do A12, Nathália Oliveira

:: Acesse a página especial sobre a Sinodalidade

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...