O Papa Francisco encontrou-se, nesta terça-feira (10), com os bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas na Catedral da Imaculada Conceição, em Díli, Timor-Leste, no âmbito de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional:
“Estou feliz por me encontrar entre vós, no contexto de uma viagem que me vê como peregrino nas terras do Oriente”, disse Francisco no início de seu discurso.
Falando a respeito das fronteiras, onde se encontra o centro do Evangelho, o Papa agradeceu os cristãos do país por estarem nelas:
“Este é um paradoxo que devemos aprender: nos Evangelhos, as fronteiras são o centro, e uma Igreja que não é capaz de chegar às fronteiras e que se esconde no centro é uma Igreja muito doente. Uma Igreja que pensa na periferia, envia missionários, se coloca naquelas fronteiras que são o centro, o centro da Igreja”.
O Santo Padre convidou os timorenses a não se descuidarem de aprofundar a doutrina cristã, de amadurecer a partir da formação espiritual, catequética e teológica.
“Tudo isto serve para anunciar o Evangelho na vossa cultura e, ao mesmo tempo, para a purificar de formas e tradições arcaicas, por vezes supersticiosas. A pregação da fé deve ser inculturada na vossa cultura, e a vossa cultura deve ser evangelizada. E isso se aplica a todos os povos, não apenas a vós.”
Logo após, o Papa se encontrou com crianças e jovens acolhidos pela escola das Irmãs Alma, especializada em atender alunos com deficiência.
Em seu discurso de saudação, disse:
“Gostaria de agradecer-lhes pelo que fazem e gostaria de agradecer também às meninas, aos meninos, aos jovens e às jovens que nos dão o testemunho de deixar-se cuidar por Deus. Pois são eles que nos ensinam como devemos nos deixar cuidar por Deus. Deixar-nos cuidar por Deus e não pelas muitas ideias, projetos ou caprichos. Deixar-nos cuidar por Deus. E eles são os nossos mestres.”
Também nesta terça-feira, o Papa ouviu o testemunho de Irmã Rosa Sarmento, da Congregação das Filhas da Caridade Canossianas, do padre diocesano Sancho Amaral e do catequista Florentino de Jesus Martins, que relataram a sua experiência eclesial, como personagens importantes do país para a propagação da evangelização católica.
Em seguida, o Pontífice celebrou a santa missa na Esplanada de Taçi Tolu, em Díli, Timor-Leste. Na homilia, pediu para que todos se façam pequenos, para que haja abertura à ação do Senhor.
“Fazendo-nos pequenos, permitimos que o Todo-Poderoso faça em nós grandes coisas, segundo a medida do seu amor, como nos ensina Maria no Magnificat e nesta celebração. Jesus quis nascer pequeno para se fazer nosso irmão”.
Francisco concluiu, convidando cada um, enquanto homem e mulher, enquanto Igreja e sociedade, a pedir “a sabedoria de refletir no mundo a luz forte e terna do Deus de amor, daquele Deus que, como rezamos no Salmo responsorial, ‘levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria, para o fazer sentar entre os grandes’”.
O Papa também se encontrou com jesuítas do país. Cerca de 41 padres, entre eles o padre João Felgueiras, de 103 anos, um dos jesuítas mais idosos do mundo, em que seu primeiro ato foi abraçá-lo. Foi o segundo encontro de Papa Francisco com os jesuítas, após o colóquio de cerca de uma hora, realizado no último 4 de setembro, em Jacarta, com 200 confrades.
Acompanhe notícias do Papa em sua viagem apostólica:
:: Papa se encontra com jovens em Papua-Nova Guiné e segue para o Timor-Leste
:: Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.