No último dia 24 de janeiro, o Papa Francisco divulgou uma mensagem por conta do Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data será celebrada neste domingo, 29 de maio, e o Santo Padre pediu aos comunicadores que o verbo “escutar” seja mais utilizado no dia a dia.
O Papa citou os verbos “ir” e “ver”, mas chamou atenção para o verbo "escutar", já que, segundo ele, 'a audição deve ser feita com o ouvido do coração'.
“Estamos perdendo a capacidade de ouvir a pessoa que temos à nossa frente, tanto na teia normal das relações cotidianas, como nos debates sobre os assuntos mais importantes da convivência civil. Ao mesmo tempo, a escuta está a experimentar um novo e importante desenvolvimento em campo comunicativo e informativo, através das várias ofertas de podcast e chat áudio, confirmando que a escuta continua essencial para a comunicação humana”, disse Francisco.
“A capacidade de escutar a sociedade é ainda mais preciosa neste tempo ferido pela longa pandemia” Papa Francisco
Todavia, Francisco alerta para o oposto da ação de escutar, que é “espreitar”, “bisbilhotar”, sobretudo em tempos de redes sociais. Ao invés de nos escutarmos uns aos outros, “falamos uns sobre os outros”. Ao invés de procurarmos a verdade e o bem, procuramos o consenso, buscamos audiência. Estamos simplesmente à espera que a outra pessoa acabe de falar, a fim de impor o nosso ponto de vista.
“A boa comunicação, ao contrário, não procura impressionar o público com uma piada de impacto, com a finalidade de ridicularizar o interlocutor, mas presta atenção às razões do outro e procura compreender a complexidade da realidade”, refletiu.
O Papa conclui a mensagem analisando a dimensão da escuta dentro da Igreja. “Quem não sabe escutar o irmão, em breve já não será capaz de ouvir nem sequer Deus.”
Na ação pastoral, a obra mais importante é o “apostolado do ouvido”, aponta Francisco. “Dar gratuitamente um pouco do seu tempo para ouvir as pessoas é o primeiro gesto de caridade.”
.:: Leia na íntegra a mensagem do Papa Francisco
CNBB convida a Igreja a ouvir o clamor dos necessitados
A CNBB convida a Igreja no Brasil a unir-se em solidariedade aos pobres na VIII Jornada Mundial dos Pobres, de 10 a 17 de novembro de 2024, com o tema “Ouve o meu clamor”.
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.