Nesta quarta-feira (23), o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequeses dedicado à valorização da velhice e enfatizando a importância do diálogo entre as gerações. O Santo Padre destacou que, na atualidade, o número de idosos é maior que crianças e jovens e que, por muitas vezes, os idosos são facilmente descartados por suas famílias.
"Nunca fomos tão numerosos na história da humanidade, e o risco de sermos descartados é ainda mais frequente: os idosos muitas vezes são vistos como um peso".
A convivência entre crianças, jovens e idosos é cada vez mais frequente, mas o diálogo por muitas vezes é trocado pela tecnologia e isso deve ser analisado.
"Quando os idosos comunicam seus sonhos, os jovens veem bem o que devem fazer. Os jovens que não mais questionam os sonhos dos idosos, farão fadiga para carregar o seu presente e suportar seu futuro. Se os avós se voltam para suas melancolias, os jovens vão olhar ainda mais para seus celulares. A tela pode permanecer ligada, mas a vida se extingue antes do tempo. A repercussão mais grave da pandemia não está na desorientação dos jovens? Os idosos têm recursos de vida já vivida aos quais podem recorrer a qualquer momento. Ficarão a ver os jovens perderem a visão ou vão acompanhá-los aquecendo seus sonhos? Diante dos sonhos dos velhos, o que farão os jovens? A velhice é um dom para todas as idades da vida. É um dom de maturidade, de sabedoria", explicou.
Os idosos são fundamentais para que as gerações mais novas conheçam suas origens, histórias e valorizem suas raízes. Francisco conclui que a valorização dos idosos é uma cultura que deve ser mais trabalhada dentro da família e também na sociedade.
"Se o suco não vier das raízes, nunca poderão florescer. Tudo o que há de bonito numa sociedade está relacionado às raízes dos idosos. Por isso, nestas catequeses, gostaria que emergisse a figura do idoso, para que se entenda bem que o idoso não é um material de descarte, mas uma benção para uma sociedade", concluiu.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.