Santo Padre

Papa pede às famílias de Roma que acolham jovens no Jubileu

Em abril e em julho, Santo Padre convoca os fiéis da capital italiana para serem sinais de amizade com crianças, adolescentes e famílias de todo o mundo

Escrito por Redação A12

13 DEZ 2024 - 14H50 (Atualizada em 13 DEZ 2024 - 16H03)

Vatican Media

Na véspera de Natal (24), o Papa Francisco preside a Celebração Eucarística na Praça de São Pedro, seguida pela Abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Em todo o mundo, as dioceses se preparam para iniciar o Ano Jubilar no domingo seguinte, 29 de dezembro.

Leia Mais5 ações marcantes do sacerdócio do Papa FranciscoQuem serão os novos cardeais nomeados pelo Papa Francisco?Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu Ordinário comemora os 2025 anos da Encarnação de Jesus e segue o ciclo de 25 anos estabelecido pelo Papa Paulo II em 1470.

Fazendo parte do cronograma para motivar ainda mais a participação do povo de Deus, o Papa Francisco pediu por meio de uma carta às famílias, às paróquias e às comunidades religiosas da diocese de Roma, que abram as portas de casas e instituições para acolher rapazes e moças de todo o mundo que participarão dos eventos jubilares dedicados a eles.

O Jubileu dos Adolescentes, acontece entre 25 a 27 de abril de 2025, e o dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025: para os dois eventos, é esperado um grande fluxo de peregrinos também por causa da canonização, nestas datas, de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati.

Francisco deseja que possamos gerar esperança

O Santo Padre fez um apelo em uma carta entregue na quarta-feira (11) pelo cardeal Baldo Reina aos párocos de Roma. O documento será lido nas paróquias no próximo domingo (15), durante o terceiro domingo do Advento.

O comunicado é um seguimento da visita de Francisco aos sacerdotes e religiosos da diocese romana em 15 de novembro, quando convidou as comunidades a oferecer alojamentos ou apartamentos vazios para ajudar os sem-teto ou aqueles em risco de perder suas casas, com o objetivo de “combater a crise habitacional”, “gerar esperança” e criar “formas de proteção”.

Vatican Media
Vatican Media


Casas abertas para receber os peregrinos

Um gesto corajoso, mas acima de tudo de amor, que agora o Papa pede: um novo ato de generosidade de todos os romanos, leigos e consagrados, na iminência do Jubileu que está se aproximando rapidamente. “Nossa diocese está se preparando para o grande evento. O Ano Santo verá a presença em Roma de tantos peregrinos de todas as partes do mundo”, acrescenta, lembrando os dois encontros em abril e julho esperados e desejados por tantos jovens de todos os países do mundo.

“O encontro que terei com eles será um sinal de grande esperança para todos. Os jovens levam em seus corações a riqueza da fé de suas Igrejas e comunidades, e o compromisso de construir um mundo de paz e solidariedade”.

O desejo de Francisco é que esses jovens encontrem acolhida em Roma: “dirijo-me a vocês, queridas famílias, comunidades paroquiais e religiosas de Roma, para convidá-los a abrir suas casas para acolher esses jovens, oferecendo-lhes um sinal de amizade e participação em sua alegria”.

Vatican Media
Vatican Media


Generosidade extra no verão

O Jubileu dos Jovens, coincidindo com férias e viagens, exigirá, segundo o Papa, “um esforço adicional de generosidade”. No entanto, ele ressalta que muito maior que o esforço será o presente que vocês receberão ao se encontrarem com o entusiasmo e o testemunho desses jovens. Ele enfatiza que, especialmente nas famílias com crianças e jovens, “será uma experiência enriquecedora ver a amizade que se formará entre seus filhos e os jovens acolhidos”.

A responsabilidade e organização do Jubileu foram atribuídas ao Dicastério para a Evangelização — Seção para as Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo. Na diocese de Roma, há uma secretaria dedicada ao evento, além de um escritório específico para o Jubileu dos Adolescentes e Jovens, focado no acolhimento das duas celebrações.

Cada gesto de acolhimento é um sinal de amor e esperança, sendo um verdadeiro testemunho de fé para aqueles que chegam ao nosso território em busca de um abraço fraterno”, escreveu o Papa em sua carta.

.:: Tire suas dúvidas sobre o Jubileu da Esperança

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...