Santo Padre

Papa pede desculpas por ações da Igreja contra indígenas no Canadá

Internatos comandados pela Igreja separaram mais de 150 mil crianças indígenas de suas famílias desde o século XIX até meados de 1970

Escrito por Guilherme Gomes

26 JUL 2022 - 11H50 (Atualizada em 26 JUL 2022 - 12H38)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisA viagem penitencial do Papa ao CanadáPapa reza diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani, antes de ir ao CanadáO Papa Francisco realizou, na última segunda-feira (25), o seu primeiro discurso em terras canadenses.

No encontro com povos indígenas, o Santo Padre pediu desculpas por conta de abusos feitos pela Igreja em diversas regiões do Canadá durante o século XIX até meados dos anos 1970.

Vim à sua terra para lhes contar pessoalmente a minha dor, implorar o perdão, a cura e a reconciliação de Deus, para expressar minha proximidade e rezar com vocês e por vocês”, disse o Papa.

Diversas crianças indígenas foram separadas de suas famílias e obrigadas a estudar nos locais determinados pela Igreja. Acredita-se que neste período mais de 150 mil crianças passaram por esses internatos, onde muitas foram vítimas de violência e cerca de 5 mil morreram.

O Papa recordou que muitos representantes indígenas "afirmaram que o pedido de desculpa não é ponto de chegada".

"Concordo plenamente: constituem apenas o primeiro passo, o ponto de partida. Parte importante deste processo é efetuar uma busca séria da verdade sobre o passado e ajudar os sobreviventes das escolas residenciais a empreender percursos de cura dos traumas sofridos", falou o Pontífice.

O Papa frisou que a primeira etapa da sua peregrinação se realiza "nesta região que conhece, desde tempos imemoráveis, a presença das populações indígenas. É um território que nos fala, que permite fazer memória".

Francisco recordou que os indígenas viveram "neste território, durante milhares de anos, com estilos de vida que respeitaram a própria terra, herdada das gerações passadas e guardada para as futuras".

A visita do Papa

O Santo Padre iniciou no domingo sua visita de seis dias ao Canadá. Ainda durante o voo, o Pontífice afirmou que o objetivo da viagem apostólica era realizar uma “viagem penitencial” para pedir desculpas aos indígenas pelos abusos.

"Esta é uma viagem penitencial, fazemos com esse espírito", disse ele, que deu preferência aos encontros com os indígenas, enquanto as reuniões com autoridades ficaram em segundo plano e não ocorrerão até quarta-feira, em Quebec.

Francisco terminará a viagem em Iqaluit, capital do território canadense de Nunavut – o ponto mais ao norte que o pontífice já viajou –, onde pedirá desculpas à comunidade dos inuítes, indígenas esquimós que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia.

.:: Veja a programação completa da viagem do Papa ao Canadá

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...