Santo Padre

Papa pede que corações e mentes estejam abertos para Deus

Escrito por Redação A12

11 AGO 2024 - 11H39 (Atualizada em 11 AGO 2024 - 11H59)

Vatican Media

No Angelus deste domingo (11), o Papa Francisco fez uma reflexão sobre a importância de uma fé genuína e de uma oração sincera, para uma verdadeira abertura de corações e mentes dos fiéis, em vez de fechá-los em preconceitos e convicções rígidas. A catequese teve como base a liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum, com o Evangelho de São João, em que o Papa ressaltou como o fechamento mental e espiritual pode impedir um verdadeiro encontro com Deus e com os irmãos.

O Santo Padre começou sua catequese abordando a reação dos judeus às palavras de Jesus, que afirmava ter "descido do céu". A perplexidade deles não se limitava à mensagem de Jesus, mas também à sua origem humilde, sendo Ele filho de um carpinteiro, um homem comum entre tantos. Esta reação, segundo o Papa, revela um bloqueio causado pelo preconceito e pela presunção.

"Eles estão bloqueados na própria fé, pelo preconceito, principalmente em relação às suas origens humildes e também bloqueados pela presunção", observou o Papa. Este bloqueio, como ele afirmou, "impede um diálogo sincero, uma aproximação entre irmãos".

O Pontífice fez questão de criticar as práticas religiosas que não levam a uma verdadeira escuta da voz de Deus. Ele destacou que muitos judeus da época observavam a lei, davam esmolas e respeitavam jejuns e momentos de oração, mas que estas ações não foram suficientes para reconhecerem Jesus como o Messias.

“Porque realizam as suas práticas religiosas não tanto para ouvir o Senhor, mas para encontrar nelas a confirmação do que pensam", pontuou. Este fechamento de coração, segundo ele, impede que as pessoas se abram à novidade que Deus quer trazer às suas vidas.

Em sua reflexão, o Papa Francisco alertou para o perigo de buscar em Deus e nos outros apenas uma confirmação das próprias crenças. Ele advertiu que, ao nos fecharmos em nossas próprias certezas, perdemos a oportunidade de crescer na fé e de receber a graça de Deus. "A verdadeira fé e oração, quando são verdadeiras, abrem a mente e o coração, não os fecham", afirmou Francisco.

Concluindo sua catequese, fez um apelo para que os fiéis se questionem sobre sua vida de fé:

"Na minha vida de fé, sou capaz de realmente fazer silêncio dentro de mim e de me colocar na escuta de Deus? Estou disposto a acolher a sua voz para além dos meus esquemas e superar também, com a sua ajuda, os meus medos?".

:: Papa também rezou pela vítima do trágico acidente aéreo brasileiro em Vinhedo (SP)

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...