Santo Padre

Papa pede um coração leve e esperançoso no Advento

“O convite de Jesus é este: erguer a cabeça para o alto e manter o coração leve e vigilante”, diz Francisco no Angelus

Escrito por Redação A12

02 DEZ 2024 - 11H13 (Atualizada em 02 DEZ 2024 - 12H30)

Reprodução/ Vatican News

No Angelus deste 1º Domingo do Advento, 1º de dezembro, o Papa Francisco refletiu sobre o Evangelho de Lucas (Lc 21, 25-28, 34-36) neste convite aos fiéis para se prepararem para o Natal. Ciente das ansiedades e dificuldades atuais, o Santo Padre nos pediu um coração vigilante e livre, sempre confiando no Amor Divino que estará sempre conosco. 

"O Mestre quer que nossos corações não fiquem pesados pelas angústias ou preocupações", afirmou o Pontífice ao comentar os eventos catastróficos e as tribulações descritas no Evangelho. "Ao contrário, Ele nos convida a erguer a cabeça, confiando em Seu amor e em Sua promessa de salvação, mesmo nos momentos mais difíceis."

No tempo de Jesus, qualquer evento mais dramático era interpretado como o fim do mundo e causava medo nas pessoas. Em sua reflexão, o Pontífice conta que Cristo nos oferece uma perspectiva diferente: "Ele nos liberta das falsas convicções e nos ajuda a interpretar os fatos à luz do projeto de Deus, que realiza Sua salvação mesmo nas situações mais dramáticas da história."

Francisco também convidou os fiéis a refletirem sobre suas vidas

"Meu coração está sobrecarregado pelas preocupações e pelo medo do futuro? Ou consigo olhar para as circunstâncias diárias com os olhos de Deus, em oração, com um horizonte mais amplo?" 

O Papa destacou, também, a importância de manter a vigilância espiritual neste período de espera, prevenindo que o coração se torne "pesado" com as preocupações mundanas. 

"Pode acontecer, de fato, que as ansiedades, os medos e as preocupações com nossa vida pessoal ou com o que acontece no mundo atualmente pesem sobre nós como pedras e nos lancem no desânimo. Se as preocupações sobrecarregam o coração e nos levam a nos fecharmos em nós mesmos, Jesus, ao contrário, nos convida a erguer a cabeça, a confiar em Seu amor que quer nos salvar e que se aproxima de nós em toda situação de nossa existência, a abrir espaço para Ele e, assim, reencontrar a esperança." 

Ao concluir sua reflexão, Francisco expressou seu desejo de que este tempo do Advento seja uma oportunidade preciosa para levantar o olhar para o Senhor, que alivia o coração e nos sustenta no caminho, e acrescentou: "Invoquemos a Virgem Maria, que, mesmo nos momentos de prova, esteve pronta para acolher o projeto de Deus."

:: A oração do Advento ensinada pelo Papa Francisco

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...