Santo Padre

Papa propõe 3 desafios contra a mentalidade do desperdício

Francisco falou sobre “pobres em espírito” no Angelus deste domingo (29)

Escrito por Isabela Araujo

30 JAN 2023 - 10H43 (Atualizada em 30 JAN 2023 - 11H19)

Reprodução/ Vatican Media

Leia Mais"O matrimônio é sempre um dom!", diz o Papa FranciscoTrês conselhos do Papa Francisco para o seu casamentoPapa Francisco fala sobre como é preciso deixar para seguir a Deus“Na liturgia de hoje são proclamadas as bem-aventuranças segundo o Evangelho de Mateus (cf. 5, 1-12). A primeira é fundamental e diz: ‘Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o reino dos céus’.” - Papa Francisco.

Neste domingo (29), ocorreu o tradicional Angelus. Nele, o Santo Padre falou sobre os “pobres em espírito”, quem são e como podemos ser um deles.

Quem são os ‘pobres em espírito’? São aqueles que sabem que não bastam a si mesmos, que não são autossuficientes, e vivem como ‘mendigos de Deus’: sentem necessidade de Deus e reconhecem que o bem vem d’Ele, como dom, como graça. Quem é pobre em espírito, guarda o que recebe; por isso deseja que nenhum dom seja desperdiçado.”, contextualizou Francisco.

Com a cultura do desperdício e do descarte em evidência, o Papa compartilhou três desafios para exercitarmos em nossa vida e, assim, nos aproximarmos do que Deus deseja de nós.

  • O primeiro desafio:Não desperdiçar o dom que somos. Cada um de nós é um bem, independentemente do dom que temos. Cada mulher, cada homem, é rico não apenas de talentos, mas de dignidade, é amado por Deus, é valioso, é precioso. Deus nos lembra que somo bem-aventurados, não pelo que temos, mas pelo o que somos (...)”.
  • Segundo desafio: Não desperdiçar os dons que temos. Acontece que no mundo, todos os anos, é desperdiçado cerca de 1/3 da produção total de alimentos e isso enquanto muitos morrem de fome. Os recursos da criação não podem ser usados desta maneira (...)”.
  • Terceiro desafio: Não descartar as pessoas. Não descartar nós mesmos, nem as pessoas. A cultura do descarte diz ‘te uso enquanto preciso, quando não me interessas mais, e é um obstáculo, te jogo fora’, e é assim que, especialmente os mais frágeis, são tratados, as crianças ainda não nascidas, os idosos, os necessitados, os desfavorecidos, mas as pessoas não podem ser jogadas fora, nunca. Cada um é um dom sagrado e único (...)”.
Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media
Papa Francisco junto de representantes da Caravana da Paz durante o Angelus


Saudações

Ao saudar grupos presentes no Angelus deste domingo, Papa Francisco citou os jovens da Ação Católica da Diocese de Roma, que foram na Caravana da Paz.

“Agradeço a vocês por essa iniciativa muito preciosa este ano, porque pensando na martirizada Ucrânia, o nosso compromisso pela paz e a oração deve ser ainda mais forte, pensemos na Ucrânia e rezemos pelo povo ucraniano”, declarou o Papa.

Reprodução/ Vatican Media
Reprodução/ Vatican Media


Em mensagem lida por uma representante da Caravana da Paz, ela explicou o significado de paz para eles, e qual foi o aprendizado deste ano. A jovem também agradeceu ao Papa pelo compromisso em levar diariamente a paz ao mundo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...