Santo Padre

Papa: “quem ocupa o ‘trono’ de seus corações?”

Papa refletiu sobre a Solenidade de Cristo Rei em Angelus deste domingo (24)

Escrito por Redação A12

24 NOV 2024 - 10H56 (Atualizada em 27 NOV 2024 - 11H22)

Vatican Media

Na Solenidade de Cristo Rei, o Papa Francisco convidou os fiéis reunidos na Praça São Pedro a refletirem profundamente sobre quem ocupa o “trono” de seus corações. Em meio ao cenário de preparação para o Natal, com a majestosa árvore já presente, o Santo Padre destacou a importância de reconhecer Jesus como o Rei da vida, fonte de perdão, paz e justiça.

:: Jesus: Rei da verdade, da misericórdia e da compaixão

O Evangelho do dia trouxe a narrativa do diálogo entre Jesus e Pôncio Pilatos (Jo 18,33b-37). Refletindo sobre a cena, o Pontífice enfatizou dois conceitos centrais: “rei” e “mundo”. 

Pilatos, preocupado com uma ameaça política, questiona se Jesus é o rei dos judeus. Em resposta, Jesus afirma que é “rei”, mas não conforme os padrões humanos. “Jesus é rei porque é testemunha da verdade. Seu poder real reside em sua palavra verdadeira e transformadora”, explicou Francisco.

Já sobre o “mundo”, o Papa descreveu o cenário de Pilatos como um lugar onde a força prevalece sobre a fraqueza e a violência sobre a mansidão, um retrato que, segundo ele, ainda reconhecemos nos dias de hoje.

“Mas o Reino de Jesus é diferente: é o Reino eterno que Deus traz à terra, marcado pela graça, verdade e amor divino”, afirmou o Pontífice. “O mundo do qual Jesus é Rei redime a criação arruinada pelo mal com a força do amor divino, que liberta, perdoa, e doa paz e justiça”.

Francisco também lembrou aos fiéis a disposição constante de Cristo para perdoar. “Jesus não se cansa de perdoar. Este é o Reino de Jesus: se há algo pesado na sua alma, peça perdão. Ele perdoa sempre.”

Mesmo diante de Pilatos, que não se abriu à verdade, Jesus manteve-se fiel à sua missão de ser o Rei que serve. Sua realeza, expressa na cruz, é um convite a ouvir sua voz e seguir seu caminho de misericórdia e salvação.

Quem é o “rei” do meu coração?

Concluindo sua reflexão, Francisco dirigiu aos presentes algumas perguntas desafiadoras:

Posso dizer que Jesus é o meu Rei? Ou há outros 'reis' governando meu coração? Sua Palavra é meu guia e minha certeza? Reconheço Nele a face misericordiosa de Deus, que me perdoa e me espera sempre?”

O Papa encorajou todos a rezarem com Maria, a serva fiel, pedindo que ela nos ajude a abrir os corações ao Reino de Deus, um reino de amor que transforma vidas e renova o mundo.

:: 8 ensinamentos de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, para a Festa de Cristo Rei

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...