Santo Padre

Líderes conversam com Papa Francisco sobre guerra no Oriente Médio

Telefonema de 20 minutos tratou da necessidade de um caminho em busca do fim das guerras

Escrito por Redação A12

23 OUT 2023 - 11H43 (Atualizada em 07 NOV 2023 - 16H49)

Andreas Solaro/ Shutterstock

O mundo acompanha com incredulidade o desenrolar do conflito entre Israel e Palestina, cada vez mais violento. Diante disso, Papa Francisco teve uma conversa telefônica na quinta (02) com o presidente palestino Mahmoud Abbas e no domingo (05), com o presidente iraniano Ebrahim Raisi

O Santo Padre esteve em contato com alguns chefes de estado desde outubro sobre a mesma perspectiva. Na quinta-feira (26), o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan telefonou para o Papa Francisco para discutir a "situação dramática na Terra Santa". 

"O Papa expressou sua tristeza pelo que está acontecendo e reiterou a posição da Santa Sé, esperando que seja possível alcançar uma solução de dois Estados e um estatuto especial para a cidade de Jerusalém", explicou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

Na mesma semana, a pedido do Santo Padre, no domingo (22), ocorreu uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Segundo a Vatican News, o anúncio foi feito pela Sala de imprensa vaticana.

Leia MaisPapa Francisco convoca fiéis para a Jornada de Oração pela Paz hoje (27)Papa Francisco pede libertação dos reféns no Oriente MédioPapa Francisco expressa proximidade a padre de Gaza“Toda guerra é uma derrota!”, diz o Papa sobre o conflito em Israel
O tom da conversa se concentrou em situações de conflito no mundo e na necessidade de encontrar caminhos para a paz.

Desde que os conflitos entre Israel e Palestina se tornaram frequentes, o Santo Padre enfatiza o fim das guerras imediatamente. Também no Angelus deste domingo, além de fazer uma reflexão sobre o Evangelho do dia, o Pontífice relançou o apelo para silenciar as armas.

"A guerra, toda guerra que existe no mundo", disse o Papa, referindo-se também à "martirizada Ucrânia", "é uma derrota. A guerra sempre é uma derrota, é uma destruição da fraternidade humana, Irmãos, parem! Parem!".

:: Conflito entre Israel e palestinos: uma guerra que não tem fim

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...