Na Audiência Geral desta quarta-feira (27), a última de 2023, o Santo Padre, Papa Francisco, introduziu um ciclo de catequeses sobre vícios e virtudes.
Na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Pontífice partiu do início da Bíblia, onde o livro do Gênesis, com a narrativa dos progenitores, apresenta a dinâmica do mal e da tentação.
Durante sua catequese, Francisco disse que “Deus coloca os progenitores como senhores e custódios da criação, mas quer preservá-los da presunção da onipotência, de se tornarem senhores do bem e do mal. Que uma tentação. Uma tentação ruim até mesmo agora. Esta é a armadilha mais perigosa para o coração humano”.
O Santo Padre disse que “com o diabo não se dialoga. Nunca! Não se deve discutir, nunca. Jesus nunca dialogou com o diabo. O expulsou. E no deserto com as tentações não respondeu com diálogo, simplesmente respondeu com as palavras da Sagrada Escritura. Com a palavra de Deus”.
Francisco disse ainda que “é preciso ser custódios do próprio coração e por isso, não dialogamos com o diabo”. Segundo ele, esta “é a recomendação que encontramos em vários Padres, nos santos, guardar o coração. Devemos pedir essa graça de aprender a guardar o coração. Isso é sabedoria. Que o Senhor nos ajude neste trabalho. Quem guarda o seu coração guarda um tesouro. Irmãos e irmãs, aprendamos a guardar o coração”, concluiu.
De acordo com o exorcista Monsenhor Stephen Rossetti, no episódio da série 'Inexplicável' sobre encontros satânicos do canal History, Papa Francisco foi o Pontífice que mais abordou sobre a realidade do demônio. Além disso, Francisco o retrata como alguém real.
“Não devemos pensar no diabo como um mito, uma representação, um símbolo, uma figura de linguagem ou uma ideia. Esse erro nos levaria baixar a guarda, a ficar descuidados e acabar mais vulneráveis”, explica Papa Francisco no documento Gaudete et exsultate: Exortação Apostólica sobre a chamada à santidade no mundo atual.
O demônio é o responsável por nos provocar tentações e, quando estamos longe de Deus, as chances de cair em suas armadilhas aumentam. Isso porque o diabo não mostra sua verdadeira face; ele se finge de amigo, de anjo da luz, mas é apenas sua forma de nos persuadir, como anjo da sombra.
“Ele tem esta capacidade; esta capacidade de seduzir. Por isso, é muito difícil entender que é um derrotado, porque ele se apresenta com grande poder, promete tantas coisas, traz presentes — bonitos, bem embrulhados — ‘Oh, que lindo!’ — mas você não sabe o que tem dentro — ‘Mas o papel fora é bonito’. Ele nos seduz com o embrulho sem nos mostrar o que tem dentro. Sabe apresentar as suas propostas para a nossa vaidade, a nossa curiosidade”, já disse o Papa sobre o assunto.
.:: Ensinamentos do Papa Francisco para lidar com o demônio
Fonte: Vatican News
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...