Santo Padre

Papa se encontra com jovens em Papua-Nova Guiné e segue para o Timor-Leste

Escrito por Redação A12

09 SET 2024 - 14H22 (Atualizada em 09 SET 2024 - 14H47)

Vatican Media

Na segunda-feira (9), Papa Francisco encerrou sua agenda de compromissos em Papua-Nova Guiné, se reunindo com jovens no Estádio Sir John Guise, em Port Moresby. O Pontífice assistiu a danças e apresentações musicais típicas com os jovens locais, junto à presença do bispo de Kimbe, dom John Bosco Auram.

Neste país, muitas são as línguas e dialetos falados pela população, no qual o Papa gentilmente comentou: “Vocês, que em Papua têm mais de 800 línguas, têm uma linguagem comum, que é o idioma do amor, o idioma do serviço”.

Em seu discurso após as apresentações, o Santo Padre expressou sua alegria pelos dias que passou no país, onde convivem o mar, as montanhas e as florestas tropicais. Um país jovem, habitado por muitos jovens, que trazem uma grande aspiração: “enfrentar o futuro com sorrisos de esperança”. Ao concluir, Francisco enfatizou que todos, independentemente da idade, podem cometer erros, mas o essencial é reconhecer o erro e se levantar. 

“Na vida, só devemos olhar para o outro de cima para baixo quando for para ajudá-lo a se levantar”.

Ainda nesta segunda (9), o Santo Padre aterrissou no aeroporto de Dili, no Timor-Leste, sendo recepcionado com buquê de flores e um cachecol com as cores tradicionais do país.



Em seu primeiro discurso no país, Francisco destacou as belezas naturais do país, uma terra que desperta sentimentos de paz e alegria no coração, que passou por uma fase dolorosa no seu passado recente. O Papa destacou esses momentos de calvário e provação e disse que o país soube se reerguer.

“Mantivestes firme a esperança mesmo na aflição e, graças ao caráter do vosso povo e à vossa fé, transformastes a dor em alegria! Queira o Céu que em outras situações de conflito, em diversas partes do mundo, prevaleça igualmente o desejo de paz e de purificação da memória, para sarar as feridas e substituir o ódio pela reconciliação e a contraposição pela colaboração!”

No final da tarde, o Papa se dirigirá até o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas, visita de cortesia ao presidente Ramos-Horta e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático. Ali fará o seu primeiro discurso em terras timorenses.

:: Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné

:: Papa assina declaração inter-religiosa em Jacarta com chefe de mesquita

:: Papa Francisco discursa em seu segundo dia de compromissos na Indonésia

:: Papa se encontra com órfãos, idosos, pobres e refugiados em Jacarta

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...