Santo Padre

Papa sobre a guerra: “Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem”

O Santo Padre rezou para milhares de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano

Escrito por Guilherme Gomes

11 ABR 2022 - 09H04 (Atualizada em 11 ABR 2022 - 14H20)

Reprodução/ Vatican News

Leia MaisPapa Francisco participará de Via-Sacra no Coliseu8 curiosidades que fazem o Papa ser gente como a genteO mistério por trás do Arquivo Secreto do VaticanoO Papa Francisco, no último domingo (10), dedicou grande parte das orações para pedir o “fim da loucura da guerra” na Ucrânia.

Foram duas celebrações, uma pelo Domingo de Ramos e outra no tradicional Angelus, com a praça de São Pedro, no Vaticano, cheia de fiéis. O pedido de uma “trégua” entre Rússia e Ucrânia foi recorrente.

O Santo Padre pediu negociações para encontrar uma solução para o conflito. Em uma provável referência à Rússia, ele disse: “Que tipo de vitória seria aquela que coloca uma bandeira em um monte de escombros?”.

No domingo que é considerado o início da Semana Santa, Francisco citou a fala de Jesus durante sua Paixão:

Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem, no sentido daquela ignorância no coração que temos todos os pecadores”, repetiu o Papa.

Shutterstock
Shutterstock


O Papa foi enfático ao falar da guerra:

Nós vemos hoje na loucura da guerra, onde se volta a crucificar Cristo. Sim, Cristo está mais uma vez pregado na cruz, nas mães que choram a morte injusta de maridos e filhos. Está crucificado nos refugiados que fogem das bombas com as crianças no colo, disse durante a celebração do Domingo de Ramos.

Durante o Angelus, o líder católico voltou a pedir uma trégua no conflito iniciado pela Rússia:

Que se baixem as armas e se inicie uma trégua pascal. Mas, não para recarregar as armas e retomar os combates. Uma trégua para se chegar à paz através de uma verdadeira negociação. De fato, que vitória é essa que plantará uma bandeira sobre um amontoado de escombros?”, indagou o Papa.

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos celebra o dia em que o Evangelho diz que Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento e foi saudado pelo povo.

A data marca o início da Semana Santa, que antecede o Domingo de Páscoa.

Uma crise de dor no joelho forçou o Papa a pular a tradicional procissão do obelisco no centro da Praça de São Pedro até o altar nos degraus da Basílica. Em vez disso, ele assistiu sentado no altar, para onde foi levado em um carro pequeno.

De acordo com o Vaticano, cerca de 50 mil pessoas participaram das duas celebrações (Domingo de Ramos e Angelus) presididas pelo Papa Francisco.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...