O Papa Francisco prosseguiu com as catequeses sobre “Jesus Cristo, nossa esperança”, na tradicional Audiência Geral. Nesta quarta (29), o Pontífice aprofundou-se na infância de Jesus e na presença de seu pai, São José.
Guiado pelo Evangelho de Mateus, Francisco explica que José era noivo de Maria quando esta aparece grávida. Com essa notícia, ele tinha duas soluções sob a Lei da época: um ato legal de natureza pública, como a convocação da mulher a um tribunal, ou uma ação privada, como a entrega de uma carta de repúdio à mulher.
Porém, lembra o Santo Padre, Mateus definiu José como “um homem justo”, fiel à Lei do Senhor e guiado pela sabedoria divina.
“Esta sua sabedoria permite-lhe não cometer erros e fazer-se aberto e dócil à voz do Senhor.”
O Santo Padre fez um paralelo entre José de Nazaré e José, filho de Jacó, este chamado no Antigo Testamento de “sonhador”. Ambos receberam de Deus mensagens fundamentais por meio dos sonhos.
“O que sonha José de Nazaré? Ele sonha com o milagre que Deus realiza na vida de Maria, e também com o milagre que Ele realiza na sua própria vida: assumir uma paternidade capaz de guardar, proteger e transmitir uma herança material e espiritual.”
No ventre de Maria trazia a promessa de Deus, que garantiria a salvação a todos: Jesus. No seu sono, José escutou a mensagem do anjo: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo”, e o Papa completou:
“Perante esta revelação, José não pede mais provas, confia em Deus, aceita o sonho de Deus para a sua vida e a da sua esposa prometida. Assim, ele entra na graça daqueles que sabem viver a promessa divina com fé, esperança e amor.”
Algo a ser destacado por Francisco em sua catequese, é que José não pronunciou uma só palavra nas Escrituras, mas demonstrou sua fé por meio de atitudes. O pai adotivo de Jesus pertence à linhagem dos que, segundo São Tiago, “põem em prática a Palavra”, traduzindo-a em obras, em carne, em vida.
Na conclusão de sua catequese, o Papa convidou os fiéis a seguirem o exemplo de José, cultivando o silêncio que escuta e obedece à Palavra de Deus:
“Irmãs e irmãos, peçamos nós também ao Senhor a graça de ouvirmos mais de quanto falamos, de sonhar os sonhos de Deus e de acolher com responsabilidade o Cristo que, desde o momento do batismo, vive e cresce na nossa vida.”
:: Aprenda mais sobre São José, o homem do silêncio e da ação
Fonte: Vatican News
Papa Francisco agradece orações e proximidade durante internação
Francisco não rezou o Angelus, mas agradeceu orações e pediu paz, especialmente por regiões em conflito.
Desafio A12 no Terço dos Homens informa e diverte devotos
Romeiros se conectam com os produtos digitais do A12 por meio de um desafio durante a Romaria do Terço dos Homens!
Papa Francisco é internado para tratar bronquite e agenda jubilar é ajustada
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli nesta sexta-feira (14), para tratar uma bronquite persistente. Com isso, algumas atividades do Jubileu dos Artistas foram canceladas ou tiveram mudanças. Confira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.