O Papa Francisco tem uma viagem apostólica marcada para o mês que vem à ilha da Córsega, na França, por apenas um dia, em 15 de dezembro. Esta é a primeira visita de um papa à ilha conhecida por ser o local de nascimento de Napoleão Bonaparte.
Matteo Bruni, porta-voz da Santa Sé, disse que o Papa aceitou um convite das autoridades civis e da Igreja na França para visitar Ajaccio, capital da ilha.
O Pontífice será recebido na capital pelo bispo de Ajaccio, cardeal François-Xavier Bustillo, que lidera uma diocese onde mais de 80% dos 340 mil habitantes da ilha se identificam como católicos.
Sua agenda inclui a sessão de encerramento de um congresso dedicado à religiosidade popular mediterrânea pela manhã, seguida de uma missa à tarde na histórica Place d'Austerlitz. O Papa vai rezar o Angelus na catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Ajaccio.
Com base no livro dos Atos dos Apóstolos (At 10, 38), o lema da visita, “Jesus passa fazendo o bem”, fala sobre o que fontes da Santa Sé descrevem como a natureza fundamentalmente pastoral da presença do papa entre os fiéis.
Esta 47ª viagem apostólica ao exterior é a terceira visita do Santo Padre ao território francês, após viagens a Estrasburgo em 2014 e Marselha no ano passado. Em ambas as ocasiões, Francisco falou sobre migração e nessa visita continua o envolvimento do papa com a região do Mediterrâneo, após viagens anteriores às ilhas de Lampedusa, Lesbos e Malta, onde falou sobre o chamado da Igreja à solidariedade com migrantes e comunidades costeiras.
Personagem ilustre da ilha de Córsega
Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, capital da ilha de Córsega, em 15 de agosto de 1769, em uma família italiana relativamente modesta, da nobreza menor. Ele se tornou um estadista e líder militar francês que ganhou destaque durante a Revolução Francesa e liderou várias campanhas militares de sucesso durante as Guerras Revolucionárias Francesas.
Fonte: Vatican News
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Bodas de Caná: o início simples da vida pública de Jesus
"Nas Bodas de Caná, Jesus transforma água em vinho, revelando sua missão e inspirando fé nos discípulos. Maria acredita e guia: 'Fazei tudo o que ele disser'."
Bispos mobilizam ajuda para vítimas das enchentes em Minas Gerais
A Arquidiocese de Montes Claros e a Diocese Janaúba (MG) pedem ajuda por meio das redes sociais
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.