Santo Padre

Pentecostes: Papa Francisco pede força e gentileza na missão cristã

Escrito por Beatriz Nery

20 MAI 2024 - 15H11 (Atualizada em 22 MAI 2024 - 09H49)

Vatican Media

Na Solenidade de Pentecostes, celebrada neste domingo (19), o Papa Francisco destacou a importância do Espírito Santo na vida dos cristãos, enfatizando sua ação em fortalecer e guiar movidos pela gentileza. Em sua homilia na Basílica de São Pedro, o Pontífice explicou que o Espírito age com força e delicadeza, elementos cruciais para a missão da Igreja.

O nosso anúncio pretende ser gentil, para acolher a todos — não esqueçamos isto: todos, todos, todos; não esqueçamos aquela parábola dos convidados para a festa que não quiseram ir: “Ide às encruzilhadas e convidai todos quantos achardes, todos, todos, todos, bons e maus, todos”. O Espírito nos dá força para seguir em frente e chamar a todos, com aquela gentileza… nos dá a gentileza de acolher a todos.”

Francisco fez a comparação da ação do Espírito ao vento e ao fogo, alguns dos símbolos de Pentecostes: “O vento e o fogo não destroem nem reduzem a cinza o que tocam: um enche a casa onde se encontram os discípulos e o fogo pousa delicadamente, em forma de chamas, sobre a cabeça de cada um dos presentes”. Para ele, essa delicadeza é uma característica da ação de Deus, que protege e fortalece a virtude de todos os fiéis.

Sobre a missão dos Apóstolos após ficarem cheios do Espírito Santo, o Papa lembrou que, impulsionados por Ele, se tornaram grandes testemunhas de Jesus. “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4, 18.20), disseram Pedro e João ao Sinédrio. Francisco ressaltou que todos os batizados são chamados a anunciar o Evangelho com essa mesma força e gentileza, ultrapassando barreiras étnicas e religiosas.

Regina Caeli

Logo após a missa, durante a tradicional oração do Regina Caeli, o Santo Padre dirigiu-se aos fiéis na Praça São Pedro, mantendo a conversa sobre Pentecostes ao reforçar a importância da adoração e da oração na escuta do Espírito Santo.

Ele descreveu o Espírito como testemunha de um “diálogo belíssimo” entre o Pai e o Filho, um diálogo de amor eterno. “São palavras que expressam sentimentos maravilhosos, como carinho, gratidão, confiança, misericórdia”.

O Papa destacou que essas “palavras transformadoras de amor” são repetidas pelo Espírito em nós, e é essencial alimentar-se delas diariamente, através da leitura e meditação da Palavra de Deus. Ouvir a Palavra de Deus silencia as murmurações”, recordou ao citar o que o padre e também poeta Clemente Rebora escreveu sobre seu momento de conversão.

O Pontífice incentivou práticas simples como a leitura do Evangelho, a oração silenciosa, dizer boas palavras para as pessoas são formas acessíveis de dar espaço à voz do Espírito Santo e ecoar sua doce voz para os outros. “Que Maria, presente no Pentecostes com os Apóstolos, nos torne dóceis à voz do Espírito Santo”, concluiu.

Vatican Media
Vatican Media


Apelo pela Paz

Em seus apelos após o Regina Caeli, Francisco renovou seu chamado pela paz, pedindo que o Espírito Santo inspire os líderes mundiais a abrir as portas da paz. Ele destacou o papel do Espírito em criar harmonia a partir de realidades diferentes e conflitantes.

“Hoje, festa de Pentecostes, rezemos ao Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, para que crie harmonia nos corações, harmonia nas famílias, harmonia na sociedade, harmonia no mundo inteiro”.

O Santo Padre fez menção especial à Ucrânia e a outras regiões em conflito, apelando por gestos de diálogo que levem ao fim das guerras. “Que o Espírito conduza os líderes das nações e todos nós a abrir as portas da paz”.

:: O Papa também expressou gratidão pela acolhida em Verona, especialmente aos presos que encontrou durante sua visita pastoral. Veja como foi a visita aqui!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...