A Pontifícia Comissão para Proteção dos Menores anunciou o lançamento global de um período de consulta pública sobre uma proposta de atualização das diretrizes de prevenção ao abuso sexual.
A ideia visa fortalecer os esforços de criação de um ambiente seguro para crianças e pessoas vulneráveis em toda a Igreja.
O QDU (Quadro de Diretrizes Universais), aprovado para distribuição pela Comissão Pontifícia durante sua recente Assembleia Plenária, serve como modelo para definição dos padrões de proteção a serem implementados em todas as igrejas locais do mundo.
O Quadro tem como origem uma Carta Circular de 2011 intitulada “Para Auxiliar as Conferências Episcopais a Desenvolver Diretrizes para Lidar com Casos de Abusos Sexuais de Menores Perpetrados por Clérigos”, emitida pela então Congregação para Doutrina da Fé.
A Comissão identificou princípios fundamentais que foram projetados para sustentar as diretrizes e políticas de proteção em cada igreja local, com base na análise do trabalho realizado em toda a Igreja e na sociedade civil.
Além de distribuir o QDU para as Conferências Episcopais do mundo e para os líderes de congregações religiosas e sociedades de vida apostólica, a Comissão está lançando um período de comentários públicos convidando as pessoas a participarem de uma pesquisa on-line que estará disponível no site da Comissão.
.:: Acesse o Quadro: clique aqui!
A Comissão está solicitando a contribuição de todos, cientes de que, como disse o Papa Francisco: “Este dever de cuidado e proteção recai sobre toda a Igreja”. (Carta Apostólica, Motu Proprio, Come una Madre Amorevole, 2016).
.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco
Fonte: CNBB
Como a Igreja pode se habilitar para evangelizar a Geração Z?
Procuramos entender a Geração Z diante de suas identidades e características, inclusive religiosas.
Santa Sé publica relatório sobre proteção contra abusos na Igreja
Relatório da Santa Sé procura avaliar políticas de proteção contra abusos na Igreja, identificando desafios e propondo iniciativas para apoio às vítimas.
Como ser missionário no dia a dia sem ser um "Cristochato"
Evangelizar sem ser “Cristochato”: aprenda a anunciar o Evangelho com empatia, bondade e respeito, refletindo o verdadeiro amor de Cristo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.