Cinco anos depois daquele 13 de março de 2013, o Papa Francisco continua a surpreender a Igreja, os fiéis e o mundo, por sua simplicidade e carisma.
Primeiro papa latino-americano, vindo do "fim do mundo" como ele mesmo disse, carrega sobre seus ombros o peso de 82 anos.
Francisco tem mostrado disposição e muito dinamismo ao longo de seu pontificado. Ele já fez até hoje, 22 viagens internacionais, nas quais visitou 33 países, entre eles o Brasil, em 2013.
Ele que tomou para si o nome de Francisco, o santo de Assis, por querer como ele uma Igreja "pobre para os pobres", instituiu o Dia Mundial dos Pobres, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com a Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”, que no ano passado teve sua primeira edição no dia 19 de novembro.
Entre os principais documentos que o Papa jesuíta escreveu e deixa como herança para a Igreja, são destaques:
Laudato si (Louvado sejas) | Nesse documento ele quis deixar uma mensagem contundente sobre as questões ambientais indicando um caminho de conversão ecológica. |
Evangelii gaudium (A alegria do Evangelho) | Com essa exortação apostólica, Francisco tratou sobre a obra evangelizadora da Igreja, especialmente a sua ação missionária manifestando uma preocupação com uma Igreja em saída. |
Amoris laetitia (A alegria do amor) | Outro documento que trouxe grande contribuição para a Igreja, foi esta exortação pós-sinodal, que trata sobre a família e recolhe os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015. O documento mostra a necessidade de uma melhor preparação para o matrimônio, a realidade do amor, abre reflexões sobre a ideologia de gênero, trata sobre diversas questões pastorais com as famílias e em um dos capítulos mais polêmicos, fala sobre os desafios para acompanhar as famílias e casais em situação irregular perante a Igreja. |
O Papa promoveu ainda um Jubileu da Misericórdia (2015-2016), terceiro ano santo extraordinário na história da Igreja Católica, durante o qual canonizou Madre Teresa de Calcutá, e ainda um Ano da Vida Consagrada.
Francisco promoveu também a reforma da Cúria Romana, com a ajuda de um Conselho de Cardeais dos cinco continentes, e criou dois dicastérios: 'Leigos, a Família e a Vida' e 'Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral', além de várias medidas na administração econômico-financeira da Santa Sé e do Estado do Vaticano.
Além desses gestos, alguns tem marcado pela generosidade e compaixão do Santo Padre, relembre alguns:
- Ofereceu um almoço comunitário para 1500 pobres no Vaticano
- Instalou banheiros, chuveiros, lavanderia e até uma barbearia para os sem-tetos de Roma
- Promoveu um encontro inédito entre os presidentes de Israel e Palestina pela paz
- Teve um encontro inédito com Patriarca ortodoxo Kirill, aproximando a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa Russa
- Leiloou uma Lamborghini para ajudar os cristãos do Iraque
- E a lista não para...
E você? Recorda quais atitudes do Papa Francisco? Comente e compartilhe o que você comemora hoje com o Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.