No dia 24 de maio de 2015, o Papa Francisco assinou a encíclica Laudato Si, que trata sobre a questão ambiental. Para esta data, o Movimento Católico Global pelo Clima oferece o Rosário Ecológico sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora.
"Com a ajuda de Maria, auxílio dos cristãos, queremos aprender a cada dia de Suas Mãos, a usar melhor nossa liberdade para construir um mundo mais humano, ecológico, onde possamos habitar em paz, contribuindo em conjunto para a nossa casa comum, para que possamos cantar de verdade como Ela: 'Minha alma glorifica ao Senhor…'", destaca uma oração do rosário.
:: Meditar o Rosário ou o Terço é buscar compreensão da Palavra de Deus
O Rosário contempla tanto os momentos da vida, morte e ressurreição de Cristo, como também as inspirações do Papa Francisco na encíclica ambiental.
Leia MaisAprovado documento de trabalho para o Sínodo da Amazônia"A defesa da água, é a defesa da vida", diz Papa Francisco“O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projecto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum", assinala a encíclica no número 13.
:: Reze o terço virtual do Santuário Nacional de Aparecida
Contribuição do Papa - Com a Laudato Si o Papa Francisco toca em um assunto central nos dias atuais e que necessita da atenção de todos, desde os governantes aos cidadãos.
Com sua linguagem profunda e corajosa, Francisco mostra que a crise ambiental afeta toda humanidade e por isso é preciso que todos se sintam comprometidos com essas questões.
Para a Igreja, a preocupação do Papa sugere maior empenho e conscientização também das dioceses, pastorais, movimentos, lideranças, etc.
Um bom exemplo que repercutiu após a encíclica papal foi a adesão da Cáritas Internacional e diversos outros organismos e entidades católicas no desinvestimento em combustíveis fósseis. No Brasil, a Diocese de Umuarama aderiu à prática.
Entre os organizadores do Rosário Ecológico, padre Eduardo Agosta, sacerdote argentino, doutor em Ciências Atmosféricas e Oceânicas e assessor de Ecologia Integral do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e que fez contribuições ao documento do papa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.