Santo Padre

“Sejamos peregrinos com alma e coração, não turistas com selfies superficiais”, pede Papa

Escrito por Redação A12

19 SET 2024 - 09H24 (Atualizada em 19 SET 2024 - 11H46)

Laís Silva / A12

Os jovens de todo o mundo se preparam para a 39ª Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada nas dioceses e igrejas particulares, em 24 de novembro. Em tom de incentivo e ânimo, o Papa Francisco escreveu uma mensagem em que fala sobe os desafios das novas gerações, que muitas vezes pagam o preço mais alto pelas guerras, pelas injustiças sociais, pela pobreza, pela exploração dos seres humanos e da criação.

Com o tema “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar” (Is 40,31), o Santo Padre reforça aos jovens sobre a preparação para o Ano Jubilar diante de como aconteceu com o povo de Israel na Babilônia, ao chegar o anúncio da esperança: “hoje o Senhor abre diante de vós um caminho e convida-vos a percorrê-lo com alegria e esperança”.

O Pontífice separou a mensagem em quatro pontos importantes:

Os desafios de ser peregrino

“A nossa vida é uma peregrinação, uma jornada que nos empurra para além de nós mesmos, um caminho em busca da felicidade; e a vida cristã, em particular, é uma peregrinação em direção a Deus, à nossa salvação e à plenitude de todo o bem. […] No entanto, é normal que, apesar de começarmos as nossas jornadas com entusiasmo, mais cedo ou mais tarde comecemos a sentir cansaço. […] Este tipo de cansaço é como um cimento no qual mergulhamos os pés, e que acaba por endurecer, pesar, paralisar e impedir-nos de avançar. Prefiro o cansaço dos que estão a caminho do que o tédio dos que estão parados e não têm vontade de andar!”

Peregrinar também traz momentos de deserto

“Mesmo para aqueles que receberam o dom da fé, houve momentos felizes em que Deus esteve presente e o sentistes próximo, e outros momentos em que experimentastes o deserto. Pode acontecer que o entusiasmo inicial nos estudos ou no trabalho, ou o impulso para seguir Cristo — tanto no matrimônio, como no sacerdócio ou na vida consagrada — sejam seguidos por momentos de crise, que fazem com que a vida pareça uma difícil caminhada no deserto. Estes momentos de crise, porém, não são tempos perdidos ou inúteis, mas podem revelar-se importantes oportunidades de crescimento. São tempos de purificação da esperança!”

Vatican Media
Vatican Media


Peregrinar é diferente de turistar

“Queridos jovens, o convite que vos faço é para que vos coloqueis a caminho, para descobrir a vida, nas pegadas do amor, em busca do rosto de Deus. Mas o que vos recomendo é o seguinte: não partam como meros turistas, mas como peregrinos. Isto é, que a vossa caminhada não seja apenas uma passagem pelos lugares da vida de forma superficial, sem captar a beleza do que encontrais, sem descobrir o sentido dos caminhos percorridos, captando só breves momentos, experiências fugazes registradas numa selfie. O turista faz isso. O peregrino, pelo contrário, mergulha de alma e coração nos lugares que encontra, fá-los falar, torna-os parte da sua busca de felicidade. A peregrinação jubilar quer, portanto, tornar-se o sinal do caminho interior que todos somos chamados a fazer para chegar ao destino final.”

Ao fim da peregrinação, tornemos missionários da alegria

“Neste próximo Ano Santo da Esperança, convido-vos a todos a experimentar o abraço do Deus misericordioso, a experimentar o seu perdão, a remissão de todas as nossas 'dívidas interiores', como era tradição nos jubileus bíblicos. E assim, acolhidos por Deus e renascidos n'Ele, também vós vos tornais braços abertos para tantos dos vossos amigos e colegas que precisam de sentir, através do vosso acolhimento, o amor de Deus Pai. Cada um de vós ofereça “ao menos um sorriso, um gesto de amizade, um olhar fraterno, uma escuta sincera, um serviço gratuito, sabendo que, no Espírito de Jesus, isso pode tornar-se uma semente fecunda de esperança para quem o recebe” (ibid., 18), e assim vos tornareis incansáveis missionários da alegria”.

:: Papa Francisco aos jovens: “Cristo vive e quer-vos vivos”

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...