O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, informou na manhã desta segunda-feira (27) que após tomografia computadorizada realizada no sábado (25), foi descartada uma pneumonia, mas foi detectada uma inflamação pulmonar que causou ao Papa Francisco algumas dificuldades respiratórias.
Leia MaisPodcast traz conselhos do Papa Francisco aos jovens3 conselhos do Papa Francisco aos comunicadores"Para maior eficácia da terapia, foi posicionada uma agulha com cânula para infusão de terapia antibiótica por via endovenosa. As condições do Papa são boas e estacionárias, não tem febre e a sua situação respiratória é em evidente melhoramento".
Em comunicado, Bruni ainda disse que para que a recuperação seja facilitada, compromissos importantes para estes dias foram adiados e outros de natureza institucionais, mais tranquilos para o Santo Padre realizar foram mantidos, como a reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña Palacios, realizado na Casa Santa Marta e não no Palácio Apostólico, como de costume.
Os compromissos do Pontífice foram cancelados para a realização dos exames no sábado (25), assim como uma avaliação nos pulmões para verificar, como os resultados certificaram mais tarde, que tudo estava bem.
"Hoje não posso aparecer à janela porque tenho esse problema de inflamação nos pulmões". Foi o que disse o Papa, numa transmissão em vídeo direto da Capela da Casa Santa Marta, para a recitação do Angelus neste domingo (26), explicando que o Monsenhor Braida (chefe de escritório da Secretaria de Estado) "lerá a reflexão, que a conhece bem porque é ele quem a faz, e sempre a faz muito bem".
Após o Angelus, o Papa afirmou que estará presente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos nesta sexta-feira (1º de dezembro) para a COP28, cúpula mundial sobre mudanças climáticas.
"Para além da guerra, o nosso mundo está ameaçado por outro grande perigo, o climático, que põe em risco a vida na Terra, especialmente as gerações futuras. E isto é contrário ao projeto de Deus, que criou tudo para a vida. Por isso, no próximo fim de semana, irei aos Emirados Árabes Unidos para falar na COP28 em Dubai, no sábado. Agradeço a todos os que acompanharem esta viagem com a oração e com o compromisso de levar a peito a preservação da casa comum", disse Francisco.
Neste ano, o Santo Padre foi internado duas vezes: em junho, realizou uma cirurgia no intestino. No mês de abril, Francisco ficou no hospital Gemelli de Roma, na Itália, para tratar de uma bronquite infecciosa e liberado após quatro dias de tratamentos com antibióticos.
Confira a oração do Angelus com o Santo Padre
Fonte: Vatican News
Por que a Igreja no Brasil vai abordar a Ecologia Integral neste ano?
Campanha da Fraternidade tem como foco um dos principais pontos da Encíclica Laudato Si, que faz 10 anos em 2025.
Quem perdoa é mais feliz?
Por que perdoar é essencial para o seu bem-estar emocional e espiritual? Compreenda os aspectos cristãos e psicológicos sobre o ato de perdoar.
Confira a agenda de Francisco para janeiro e início de fevereiro
Confira a agenda de Francisco para janeiro e início de fevereiro
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.