“Viva, ame, sonhe e acredite”, foi com essas palavras que o Papa Francisco incentivou a juventude, na Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de setembro.
A tradicional catequese deu lugar a uma “conversa imaginária” com um jovem ou com qualquer pessoa aberta ao aprendizado. Retomando o tema das catequeses precedentes – a esperança – o Pontífice inovou ao falar da “educação à esperança”, com uma série de exortações.
A primeira delas fala sobre não se render as trevas. Para o Santo Padre, o primeiro inimigo a combater não está fora de você, mas dentro. Portanto, não dê espaço aos pensamentos negativos.
O Papa também exortou: “Onde quer que estiver, construa! Se estiver no chão, levante-se, se estiver sentado, coloque-se em caminho, se o tédio o paralisa, realize obras de bem, se estiver desmoralizado, peça que o Espírito Santo possa preencher o seu vazio.”
Leia MaisA esperança se alimenta da presença de JesusO Pontífice prosseguiu convidando a atuar a paz em meio aos homens e a não ouvir a voz de quem espalha ódio e divisão. “Por mais diferente que sejam, as pessoas foram criadas para viverem juntas: ame os seres humanos, pois cada criança que nasce é a promessa de uma vida que, mais uma vez, se demonstra mais forte do que a morte”.
Outra exortação dirigida aos jovens é sonhar: “Sonhe, não tenha medo de sonhar, sonhe um mundo que ainda não se vê, mas que certamente chegará”. Na avaliação do Pontífice, os homens que cultivaram esperanças são também os que venceram a escravidão e promoveram melhores condições de vida sobre a terra. “Seja responsável por este mundo e pela vida de cada homem. Toda injustiça contra um pobre é uma ferida aberta. A vida não acaba com a sua existência, neste mundo virão outras gerações”.
Francisco também fez outro convite que é pedir a Deus o dom da coragem. “O nosso inimigo mais insidioso nada pode contra a fé. Se um dia o medo o tomar, pense simplesmente que Jesus vive em você. Tenha sempre a coragem da verdade, lembrando-se, porém que não é superior a ninguém, levando no coração os sofrimentos de toda criatura”.
Ele ainda citou o cultivo dos ideais, aconselhando: “viva por algo que supere o homem. Se errar, levante-se: nada é mais humano do que cometer erros. O Filho de Deus não veio para os saudáveis, mas para os doentes”.
E finalizou: “Deus é seu amigo. Viva, ame, sonhe, acredite. E, com a graça de Deus, jamais se desespere.”
Fonte: Rádio Vaticano
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
6 papas com mais idade a governar a Igreja Católica
São João Paulo II também está na lista!
Carmelitas francesas serão canonizadas a partir do seu martírio
Em decreto, Papa elevou religiosas aos altares sem a necessidade de comprovar milagres.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.