Em uma carta, enviada por ocasião da abertura do Ano Jubilar dos 150 anos da chegada do quadro da Bem-Aventurada Virgem Maria do Santo Rosário de Pompeia, o Papa Francisco reforçou um instrumento simples de oração que está ao alcance de todos: o rosário.
O Santo Padre pede, em particular aos jovens, para que rezem com renovada evangelização à qual a Igreja é chamada hoje, e com o intuito de não ser repetitivo e monótono, mas um ato de amor que nunca se cansa de ser derramado.
“O rosário é fonte de consolação para os doentes e sofredores e doce corrente que nos liga a Deus. A oração mariana é também uma corrente de amor que se torna abraço para os últimos e marginalizados”.
Na carta, o Papa repassa a história da pintura que retrata Nossa Senhora entronizada com Jesus nos braços, entregando a coroa do Rosário a Santa Catarina de Sena e a São Domingos, que chegou ao vale aos pés do Vesúvio, em 13 de novembro de 1875.
Foi Bartolo Longo quem levou o quadro à população de Pompeia, para difundir a devoção ao Santo Rosário, depois de ter ouvido, um dia, “no fundo da sua alma” uma voz: “Se buscas salvação, propague o Rosário”.
Francisco recorda também a longa série de pronunciamentos de seus antecessores, que aprofundaram o significado desta devoção, até a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II, que a relançou no limiar do terceiro milênio, convocando um “Ano do Rosário”. E gostou da feliz providência do Ano Jubilar deste quadro acontecer junto ao Ano Jubilar da Esperança.
“É belo redescobrir o Rosário nesta perspectiva, para assimilar os mistérios da vida do Salvador, contemplando-os com o olhar de Maria”.
Por fim, o Pontífice recorda a sua peregrinação a Pompeia no dia 21 de março de 2015, e recordando “com gratidão as manifestações de fé vividas no oásis mariano”, invoca “todas as graças para a terra da Campânia, de modo especial para quem vive situações de dificuldades” e assegura a sua bênção a todos aqueles que participarão nos eventos por ocasião dos 150 anos da chegada do quadro da Virgem do Rosário.
:: Qual a diferença entre Terço e Rosário?
Fonte: Vatican News
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.