Leia MaisPapa Francisco envia medicamentos para afetados pela guerraPapa Francisco anuncia viagens para países da África Neste primeiro domingo (06) do Senhor no período da Quaresma, o Santuário Nacional celebrou a abertura da Campanha de Fraternidade de 2022.
A Santa Missa das 8h, no Altar Central, foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
No início da celebração, que foi animada pelo Pe. Luiz Cláudio, C.Ss.R, ecônomo e administrador do Santuário, os devotos de Nossa Senhora foram convidados a rezarem uma Ave-Maria ao êxito das atividades realizadas pela CNBB.
Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, também fez coro e pediu uma salva de palmas para os Padres e Bispos da CNBB presentes na celebração especial.
“Sejamos sempre confiantes e demos valor nessa grande Campanha da Fraternidade saudando os presentes da CNBB no Santuário como uma salva de palmas”, saudou Dom Orlando.
Este ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema é “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A proposta é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além de buscar refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo.
Dom Walmor iniciou a celebração pedindo a Dom Joel Amado, Secretário-Geral da CNBB e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, para ler as palavras especiais do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade desse ano.
“Desejo de todo o coração que a escolha do tema ‘Fraternidade e Educação’ se torne causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas”, escreveu o Santo Padre, Papa Francisco.
Bem lembrado por Dom Walmor durante sua homilia, esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil aprofunda o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Dessa vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
“Vamos então crescer nessa consciência importante e bonita de que esse Pacto Educativo Global diz respeito a quem está na escola, nas universidades, nas igrejas, mas também na família, na casa, nas ruas e em todo lugar. Movidos por esse espírito caminhemos convertendo a nossa vida e dando novas respostas por uma educação que seja o grande pilar da paz”, refletiu Dom Walmor.
Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade convoca os católicos a espelharem-se na misericórdia do Pai, repartindo o pão com os necessitados, fortificando assim o espírito fraterno.
.:: Veja a página especial do A12 sobre a Campanha da Fraternidade 2022
.:: Papa divulga mensagem especial aos brasileiros sobre Campanha da Fraternidade
O que o Papa espera dos políticos eleitos?
Entenda a visão do Papa Francisco a respeito de política e religião e como cobrar os representantes nos próximos 4 anos.
Confira os 7 conteúdos mais acessados no A12.com
Os 7 conteúdos mais acessados do A12.com abordam temas como espiritualidade, história e formação religiosa. Leia mais.
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.